Atento à gravidade do câncer que se desenvolve nos olhos de crianças, o Conselho Federal de Medicina (CFM) enviará a médicos de todo o País, por e-mail, uma cartilha com informações sobre a doença. São orientações sobre como identificar sinais e sintomas de alerta, indicações sobre a aparência dos olhos da criança acometida por esse tumor e outros sinais clínicos.
O documento é uma das ações da campanha De Olho nos Olhinhos, lançada pelos jornalistas e apresentadores Tiago Leifert e Diana Garbin, pais de Lua, de 3 anos, diagnosticada com a doença aos 11 meses. O casal compartilha o diagnóstico da filha, como forma de alerta a outros pais.
A doença afeta crianças na faixa etária de 0 a 5 anos. Quando diagnosticada precocemente e tratada em centros especializados, o tratamento do retinoblastoma pode alcançar índices de 90% de cura, inclusive com a preservação da visão da criança. No entanto, se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.
Tratamento – A cartilha enviada aos médicos pelo CFM também está disponível para download no Portal médico. A publicação traz orientações sobre o diagnóstico e tratamento do retinoblastoma, que exige planejamento terapêutico individualizado. O guia orienta sobre as formas clínicas de apresentação da doença e também indica as modalidades terapêuticas utilizadas atualmente.
Além da versão com informações técnico-científicas, o guia tem uma versão destinada às famílias. A ideia é conscientizá-las para a importância de levar as crianças ao oftalmologista uma vez ao ano, iniciando já no primeiro ano de vida. Segundo o Ministério da Saúde, a doença representa cerca de 4% dos cânceres infantis e chega a registrar cerca de 400 casos por ano, somente no Brasil.
Faça AQUI o download da cartilha De Olho nos Olhinhos