O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou os vencedores do Concurso de Artigos e Banners do XI Congresso Brasileiro de Direito Médico. Este ano, o certame contou com uma expressiva participação, recebendo dezenas de trabalhos que exploraram temas cruciais na interseção entre direito e medicina, como os direitos dos pacientes com autismo, saúde mental e novas medidas judiciais, uso de drogas e suas implicações legais, judicialização da saúde, ato médico, biodireito, bioética, saúde como direito de todos, carreira e ensino médico, doenças raras, ética geral e ética médica.
Na categoria Banners, três trabalhos se destacaram. O primeiro lugar foi atribuído ao estudo intitulado “Impactos dos vetos na lei do ato médico no aumento das complicações relacionadas a procedimentos estéticos”, de autoria de Jady Rebeca Marques Rêgo, Maria Luísa Siegloch Barros, Pedro Lucas Gomes Lima, e Jene Greyce Oliveira da Cruz.
Em segundo lugar, ficou o trabalho “Princípio da integralidade na jurisprudência médica: os determinantes que modulam a prescrição off label no Brasil”. Na terceira posição, ficou o estudo “Retrato epidemiológico e direito dos recém-nascidos acometidos por microcefalia”.
Na categoria Artigos, o Congresso selecionou 10 trabalhos de alto nível para premiação. O primeiro lugar foi concedido ao texto “Aspectos jurídicos aplicados às lesões neurológicas por posicionamento cirúrgico (lNPC): dano ‘IN RE IPSA’?”, de autoria de Leandro Pretto Flores, que trouxe uma análise jurídica inovadora e detalhada sobre o tema.
Confira a lista completa dos vencedores e suas contribuições:
Resultado do Concurso de Banners e Artigos