Os médicos brasileiros têm uma missão importante nos próximos dias: eleger os novos conselheiros federais que vão compor o plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) pelos próximos cinco anos (2024-2029). As eleições do CFM ocorrerão exclusivamente online nos dias 6 e 7 de agosto, das 8h às 20h, através do site http://eleicoescfm.org.br.
Esse pleito é um marco na história do CFM, proporcionando maior acessibilidade e participação dos médicos em todo o país. Cada estado e o Distrito Federal elegerão dois conselheiros federais (um titular e um suplente), totalizando 54 conselheiros, que tomarão posse em 1º de outubro de 2024, ao lado de dois representantes indicados pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Todos os médicos com cadastro atualizado e sem pendências administrativas com seu Conselho Regional de Medicina (CRM) são obrigados a votar, exceto os maiores de 70 anos (facultativo) e aqueles que atuam exclusivamente no serviço militar (que não tem direito ao voto).
O presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, convoca todos os médicos e médicas a participarem das Eleições CFM 2024. Ele pontua que ao exercer o direito do voto, o médico deve estar consciente e esclarecido da sua escolha, deve se informar sobre as plataformas de cada chapa, conhecer o histórico dos candidatos, e se certificar dos compromissos assumidos.
“Preste atenção para que sua opção seja a mais coerente com a missão e os valores da medicina e com a defesa dos interesses dos pacientes, sem dar ouvidos a promessas mirabolantes, inexequíveis, ou evitando alinhamentos de qualquer natureza. É preciso ter claro que o Conselho Federal de Medicina é uma autarquia pública, que integra o Estado brasileiro e, como tal, deve atuar de modo isento, com respeito à lei e atenta aos princípios éticos e bioéticos fundamentais ao exercício de nossa profissão”, reforça Gallo.
Inovação e Transparência – A eleição online representa um avanço significativo para o CFM, tornando o processo mais ágil, transparente e participativo. A empresa Webvoto é responsável pelo sistema de segurança que será utilizado nas eleições, assegurando sigilo e integridade dos votos por meio de autenticação e encriptação.
Todo o processo eleitoral está sendo auditado pela empresa The Perfect Link, assegurando a conformidade das regras. Além deles, o pleito será acompanhado, como observadores, por representantes da Ordem dos Advogados, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e da Polícia Federal.
A seguir, acesse o tutorial e saiba como votar nas Eleições CFM 2024.