O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou na sexta-feira (11) a primeira reunião da Comissão de Bioética dentro da Gestão 2024-2029. O encontro aconteceu sob coordenação de José Hiran da Silva Gallo, que também é presidente do CFM. Antes, as audiências desse tema aconteciam no formato de Câmara Técnica (CT), que agora está restrito a grupos formados apenas por representantes de especialidades médicas.
A Comissão de Bioética do CFM conta com a participação de médicos e também de profissionais de outras categorias. Durante a reunião de sexta, os veteranos deram boas-vindas a novos membros: a conselheira Débora Cavalcanti, diretora do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, e os conselheiros federais Waldemar Amaral (GO) e Alessandre Gomes de Lima (AC).
Durante as discussões, foram analisados diferentes temas e colocada em pauta a realização do VI Encontro Luso Brasileiro de Bioética, evento promovido pelo CFM e previsto para o primeiro semestre de 2025. Sob coordenação da conselheira federal Maíra Pereira Dantas (BA), foram elencados os seguintes nomes para liderar a organização: José Antônio Cordero, Débora Cavalcanti, José Humberto Belmino Chaves e Hélio Angotti, além dos conselheiros federais Dilza Ambrós Ribeiro (AC) e Waldemar Amaral (GO).