O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) recebeu na terça-feira (28/06) o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran da Silva Gallo e parte da diretoria da autarquia federal. José Hiran veio acompanhado do 1º vice-presidente, Jeancarlo Cavalcante; da 2ª vice-presidente Rosylane Nascimento das Mercês Rocha; do 2º tesoureiro, Carlos Magno Dalapicola; da secretária geral, Dilza Ribeiro e do 1º secretário, Hideraldo Cabeça.
A atuação dos médicos do Amapá durante os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19 foi elogiada pelo presidente do CFM e pela presidente do CRM-AP, Maria Teresa Renó. “No começo da pandemia tínhamos poucos leitos no Amapá. A UTI do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima estava interditada pelo CRM-AP pela falta de estrutura. Mas a classe médica, entre os colegas: o conselheiro federal pelo Amapá, Marco Túlio foram incansáveis diante do desconhecido”, disse.
A história do Amapá e das instituições públicas de saúde do estado também foram apresentadas aos conselheiros pelo tesoureiro do CRM-AP, Renato Borges, bem como, o trabalho desenvolvido em diferentes setores do regional. O tesoureiro lembrou da fundação da Conselho no Amapá, quando a instituição funcionava em uma sala dentro do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL); das conquistas dos últimos anos e dos projetos para que a casa do médico tenha mais conforto e modernidade para receber os profissionais.
O Presidente do CFM, em sua fala final da plenária, agradeceu a receptividade e ressaltou está muito feliz com a visita ao CRM-AP acompanhado de parte da diretoria do Federal. “Aqui é uma casa cheia de amor e de fidelidade com a Medicina. Contem comigo para honrar a medicina brasileira”, finalizou José Hiran da Silva Gallo.
Participaram da plenária, além dos conselheiros, o presidente da Associação Médica Brasileira – Regional Amapá, Mauro Secco.
Visita – Como parte da programação ao Amapá, a diretoria do CFM visitou na (29/06) o Hospital Universitário de Macapá – AP. Os conselheiros foram recepcionados pelo médico e superintendente do HU, Aljerry Rêgo e pelo gerente de Ensino e Pesquisa do HU, José Carlos Tavares.
Na oportunidade foram apresentados como serão a logística e atuação dos profissionais no Hospital. Onde serão os leitos, ambulatórios e o cronograma até o início dos atendimentos.
A presidente do CRM-AP, Dra. Maria Teresa lembrou que apesar dos atendimentos no Hospital estarem programados para iniciarem em setembro, o HU já surgiu salvando vidas. “Pois foi utilizado durante a pandemia de Covid-19 e vai continuar fazendo diferença. Contem com o CRM-AP”, ressaltou Dra. Maria Teresa.
Fonte: CRM-AP, com alterações