CRM Virtual

Conselho Federal de Medicina

Acesse agora

Escrito por Marco Aurelio Smith Filgueiras*

 

As origens do ensino médico no Brasil são portuguesas. Inicialmente, antes da criação das Escolas Médicas (EMs), os médicos formavam-se em Portugal. O marco histórico do Ensino Medico no nosso pais foi a criação da primeira Faculdade de Medicina em Salvador-Bahia em 18 de fevereiro de 1808 e em novembro desse mesmo ano foi criada por decreto a segunda Faculdade no Rio de Janeiro. Observa-se neste período que a criação das EMs foi um importante fator para a construção do currículo e da qualificação dos médicos brasileiros.

Em 1812, ocorreu a primeira reforma do ensino medico, quando o curso passou de quatro para cinco anos. Em 1879, foi promulgada a chamada “lei do ensino livre” quando então se abriram as portas para a iniciativa privada.

A criação do Conselho Federal de Medicina (1945) e dos Conselhos Regionais trouxe uma nova ordem à categoria, através desta autarquia federal. Posteriormente, foram criados os estatutos por meio dos Códigos de Ética Medica. Em 1969, o Conselho Federal de Educação do então Ministério da Educação e da Cultura (MEC) ditou as diretrizes para a revisão dos currículos tradicionais e estabeleceu o currículo mínimo. Em 1997, edital do MEC, SESu (Secretaria de Ensino Superior) expôs parâmetros para as Instituições de Ensino Superior(IES) e comunidade interessada apresentarem propostas de novas diretivas curriculares, para definirem as competências e habilidades necessárias para a formação do medico.

O primeiro Exame Nacional de Curso para Medicina foi realizado em 1999, pelo MEC. Finalmente, em 07 de novembro de 2001, foi homologada a Resolução do Conselho Nacional de Educação-Câmara de Educação Superior (CNE-CES) pelo MEC, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina. Atualmente a formação dos médicos brasileiros está a cargo das EMs que hoje atingem o elevado numero de 182 unidades, entre publicas e privadas, e estão reunidas em torno da Associação Brasileira de Educação Medica (ABEM).

As reformas do ensino medico foram avaliadas no intuito de analisar o perfil do medico que se pretende formar. Alguns modelos foram propostos até chegar ao que está sendo preconizado atualmente, com seis anos de graduação para a formação básica além da especialização, que pode durar de 3 a 6 anos a depender da área escolhida. A maioria dos cursos de medicina no Brasil está organizada de acordo com o preconizado pela Resolução nº 8, de 08 de outubro de 1969. A recente publicação das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação Medica ainda não foi posta em pratica pela maioria das EMs (“O Ensino Medico no Brasil: origens e transformações” (www.gmbahia.ufba.br).

Entre os artigos da mais recente resolução de 2001, está um que nos interessa muito que é o art. 4º “A formação do medico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais, no seu item II- Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de procedimentos e de praticas.

Neste item sublinhamos e escrevemos em negrito o que nos interessa. Uso apropriado, eficácia e custo-efetividade quer dizer Uso Racional de Medicamentos faz parte dos objetivos da disciplina de Farmacologia clinica e terapêutica. É como se esta diretriz instituída pelo CNS-CES enfatizasse a necessidade do ensino desta matéria dentro da Grade Curricular das EMs. Mas isto realmente não acontece. O medico recebe o diploma e na maioria das vezes parte para um aperfeiçoamento, mas mesmo assim não é suficientemente preparado para o difícil e nobre oficio de medicar. Sem os fundamentos básicos ensinados pela Farmacologia Clinica e terapêutica se aventura a prescrever, associando desnecessariamente uma serie de drogas, pondo em pratica a polifarmacoterapia. Ao assim proceder coloca em risco o já bastante combalido organismo do seu paciente, criando outros distúrbios causados pela má pratica medica conhecidos como Doenças Iatrogênicas que pode terminar em um internamento hospitalar. E no hospital os colegas plantonistas também não vão entender o que está ocorrendo e vão prescrever mais medicamentos piorando mais ainda o quadro muito pouco conhecido de Interação medicamentosa. E olhe que isto esta cada vez mais frequente. Quem acaba pagando a conta mesmo é o enfermo sem um diagnostico preciso e muitas vezes com o final de sua vida e o atestado de óbito nunca atesta a real causa mortis: Iatrogenia.

A culpa é fundamentalmente do debilitado ensino medico proporcionado pelas EMs sejam publicas ou privadas, afetando justa e injustamente o mais nobre oficio medico que é o ato de prescrever medicamentos. E ainda querem criar novas vagas nas já existentes e criar mais escolas caça-niqueis. Isto sem falar nos mais ou menos médicos cubanos.  Prescrever é o ato final de praticamente todas as consultas médicas. E é JUSTAMENTE AÍ ONDE SE REFLETE A GRANDE FALHA DO ENSINO MÉDICO.

 

 

* É neurologista e conselheiro do CRMPB 1368.

 
 
    

* As opiniões, comentários e abordagens incluidas nos artigos publicados nesta seção são de inteira responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, o entendimento do Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

 * Os textos para esta seção devem ser enviados para o e-mail imprensa@portalmedico.org.br, acompanhados de uma foto em pose formal, breve currículo do autor com seus dados de contato. Os artigos devem conter de 3000 a 5000 caracteres com espaço e título com, no máximo, 60.

 

* Os textos para esta seção devem ser enviados para o e-mail imprensa@portalmedico.org.br, acompanhados de uma foto em pose formal, breve currículo do autor com seus dados de contato. Os artigos devem conter de 3000 a 5000 caracteres com espaço e título com, no máximo, 60.
Кракен даркнет namoro no brasil pinup mostbet apk winzada 777 tiger fortune Fortune Tiger Fortune Tiger Plinko Кракен зеркалокракен ссылка Os melhores cassinos online em melhoresportugalcasinos.com! Bonus exclusivos e avaliacoes e analises de especialistas sobre os novos e melhores cassinos online no Brasil e em Portugal!
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.