A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um lugar de acolhimento, de esperança e onde, de forma mais completa, se cuida de alguém. É o lugar onde a vida renasce. Essas são algumas das frases ditas por médicos intensivistas em um vídeo da campanha “Orgulho de ser Intensivista 2024”, lançada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e que tem o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM).
O vídeo pode ser acessado AQUI.
Com o título «Intensivistas. Os guardiões da esperança», o vídeo desafia o senso comum de que as UTIs são apenas lugares de dor e sofrimento, revelando-as como espaços de esperança, cuidado e acolhimento. Além dele, a AMIB vai realizar uma ação especial em novembro, quando é comemorado o Dia do Intensivista, com o objetivo de transformar a percepção da população brasileira sobre as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
A campanha Orgulho de Ser Intensivista 2024 também visa sensibilizar a sociedade e os gestores de saúde para os desafios enfrentados diariamente pelos médicos intensivistas e outros profissionais de saúde nas UTIs, que são um dos ambientes mais exigentes da medicina. A Amib destaca a relevância da especialidade e o papel crucial dos intensivistas, os quais enfrentam desafios extremos, como a crise de leitos, longas filas de espera e decisões médicas complexas. Além do vídeo, incentiva os apoiadores da campanha a iluminarem seus prédios nas cores azul e vermelho durante o mês de novembro, especialmente entre os dias 4 e 11 de novembro.
Os intensivistas são os profissionais especialistas no cuidado dos pacientes graves de todas as especialidades, em seu momento de maior gravidade. Para o CFM, é necessário jogar luz na importância desses profissionais e do seu trabalho, aumentando seu reconhecimento e valorização, e tirando a especialidade da invisibilidade.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no site orgulhodeserintensivista.org.br.