Escrito por Flavio Expedito Notaro Lessa*
Unimed e a saúde financeira do cooperado Nossa entidade com o tempo esta mudando os seus objetivos, ao invés de captar mercado de trabalho para seus cooperados, começa agora a tomar este mercado do próprio cooperado.Tomo como exemplo o servico de imagem do hospital da unimed que originariamente era para dar suporte ao hospital, hoje esta cada vez mais atuando no atendimento eletivo dos pacientes, porém de um modo injusto. Senão vejamos, qual das clínicas de imagem pode estar na mídia escrita, falada e televisada ? Já a unimed com o nosso dinheiro, fruto do nosso FAC e dos lucros com os usuários, utiliza-se da mídia a seu bel prazer, e com o lucro do trabalho de todos os cooperados começa a penetrar em novos mercados.
Minimizar custos é a prioridade da cooperativa mesmo que seja em detrimento dos cooperados que tanto a ajudaram. O atendimento de pacientes em clínica particular é bem diferente do hospitalar. Acho que expor os usuários de planos de saude que não estão internados as patologias do ambiente hospitalar é uma temeridade, se não o fosse, o médico não teria aquele hábito de tomar um banho e trocar de roupa ao entrar em casa, após o trabalho hospitalar, mesmo antes de dar um beijo em seus entes queridos.
Não pensem voces que estou argumentando em causa própria. Ja pensaram como é difícil na prática clínica diária a manutenção das clínicas e consultórios privados? Adicionem a isso a concorrência desleal feita pela diretoria da unimed que se utilizando dos profissionais que atuam no hospital, que não pagam luz, funcionários, encargos, tem midia de graça e como senão bastasse retiram pacientes eletivos das clínicas e consultórios privados que ainda são o grande trunfo da unimed como convênio, pois não se enganem, o maior patrimônio da unimed são seus cooperados e não a propaganda como pensam seus dirigentes.
Por uma cooperativa para todos e não um cooperativa em que todos pagam por uns, como o que esta acontecendo em outras federadas a exemplo de Brasilia e Natal.
Seminário: Cooperativismo médico compartilhado com ética e racionalidade
A Associação Médica da Paraíba estará promovendo no próximo dia 10 de julho, Seminário de Cooperativismo (Unimed/JP), o objetivo visa estabelecer junto a classe médica um compartilhamento de atitudes em bases éticas e racionais, postulados básicos e fundamentais dentro do cooperativismo médico. Fazendo-se necessário que responsabilidades sejam compartilhadas por parte de todos dirigentes e dirigidos. Ações concretas urgem serem implementadas.
As Entidades Médicas, cumprem os seus papeis, quando se voltam na educação médica, na defesa profissional, no compromisso social e sobretudo no ordenamento ético.
Estão sendo convidadas as entidades representativas da classe: UNIMED/ CRM/ SIMED/ APMED/ SOCIEDADES ESPECIALIDADES/ UNICRED/ APH/COOPERATIVAS, enfim toda classe médica. Sociedade de Cardiologia
A Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Paraíba (SBC-PB) vai realizar nos dias 7 (20h) e 8 (8h) de julho, no Littoral Hotel, em João Pessoa, o 1º Simpósio Paraibano de Doença Coronária. O presidente da SBC-PB, Fábio Almeida de Medeiros, informa que o evento tem como público-alvo cardiologistas, clínicos e residentes e estudantes de medicina. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3241-5787 ou no local do evento.
Medicina intensiva
Estão abertas as inscrições para o 3º Simpósio Paraibano de Medicina Intensiva, que será realizado de 10 a 12 de agosto no auditório Master do Sebrae, na Capital. Na programação prévia, será realizado de 7 a 10 um curso sobre «Ventilação Mecânica», no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). A promoção é da Sociedade Paraibana de Medicina Intensiva (Sopami), com o apoio da Unimed JP, da Cooperativa de Medicina Intensiva da Paraíba (COOMIT-PB) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Informações e inscrições pelos telefones 3222-8103 (Sopami) e 3216-7308 (HULW). Reunião ordinária AMPB
A Diretoria Plena da AMPB convocada a participar de Reunião Ordinária, nesta segunda-feira, 03 de julho ás 19:30h, com a seguinte pauta:
1. Programa de Educação Médica Continuada;
2. Seminário: Cooperativismo Médico (Unimed/JP);
3. CBHPM;
4. Integração AMCG (Campina Grande) na AMPB;
5. Ações e planejamentos das diretorias (relatório/diretores). Capitalização nas Cooperativas O assessor contábil da Unimed do Brasil, José Bento de Oliveira, vai ministrar a primeira palestra do Seminário de Atualização Jurídico Contábil que a Unimed Federação Paraíba e a Unimed JP vão promover nos dias 6 e 7 de julho, na Capital. Ele vai abordar o tema «Capitalização nas Cooperativas – Plano de Contas da ANS». José Bento é um dos grandes especialistas do Sistema Unimed nesta área. As inscrições para o Seminário de Atualização Jurídico-Contábil são gratuitas e já estão abertas. Elas podem ser feitas na Secretaria Geral da Unimed Paraíba por telefone (83 2106-0482)
* É médico radiologista.
* As opiniões, comentários e abordagens incluidas nos artigos publicados nesta seção são de inteira responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, o entendimento do Conselho Federal de Medicina (CFM). * Os textos para esta seção devem ser enviados para o e-mail imprensa@portalmedico.org.br, acompanhados de uma foto em pose formal, breve currículo do autor com seus dados de contato. Os artigos devem conter de 3000 a 5000 caracteres com espaço e título com, no máximo, 60. |