Rede dos Conselhos de Medicina
HOMENAGEM AOS MÉDICOS BRASILEIROS: CFM lança memorial virtual para homenagear profissionais que partiram durante a pandemia de covid-19 Imprimir E-mail
Ter, 27 de Outubro de 2020 18:35

memorial banner

 

Durante a pandemia provocada pela covid-19, centenas de médicos perderam suas vidas. Vários deles foram contaminados atuando na linha de frente contra o novo coronavírus. Independentemente de onde houve o contágio, todos cumpriram em vida a nobre função de oferecer cuidados que aliviam o sofrimento e podem levar à cura. Mais do que números, eles eram homens e mulheres que expressaram em cada dia de existência seu amor pela profissão.

Para homenagear esses médicos e médicas, que partiram de forma abrupta, deixando familiares, amigos e pacientes órfãos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) criou um memorial virtual que ao mesmo tempo faz uma homenagem a essas trajetórias e dimensiona as perdas causadas pela doença nesse segmento específico. A plataforma entra no ar nesta terça-feira (27), às 19h.

Informações - O trabalho realizado ao longo dos últimos meses, com base em informações repassadas por conselhos regionais de medicina, sindicatos médicos, sociedades de especialidades, secretarias estaduais e municipais de saúde e publicados pela imprensa, registra esse momento ímpar da história da medicina no Brasil e resgata o elemento humano daqueles que partiram.

No memorial, eles não são tratados como números, mas como donos de trajetórias ímpares, relatando um pouco de suas caminhadas.  “Esta é uma homenagem do CFM e dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) para eternizar àqueles que dedicaram sua vida aos outros. Por trás das máscaras e do equipamento de proteção existiam mais do que grandes médicos, existiam pessoas de uma coragem tão enorme quanto sua vontade de ajudar”, cita a mensagem de abertura.

Atualização - Além desse resgate do lado humano, o banco de dados do memorial, que está em constante atualização, permite aos brasileiros acessar dados sobre o impacto da covid-19 na população médica. O sistema, desenvolvido pela Coordenação de Informática do CFM, dá a oportunidade ao cidadão de verificar números atualizados sobre o total de óbitos, agrupando-os por sexo, mês de ocorrência, região e estado.

O acesso a esses dados foi pensado de forma a ser intuitivo. Para tanto, basta clicar em um mapa do Brasil, que permite uma experiência interativa com os números, e em campos pré-determinados que ajudam a estabelecer os limites de busca dos interessados. A intenção é que as informações sejam alimentadas regularmente, o que torna a plataforma um item de relevância para quem monitora o tema.

Reconhecimento - Dentro do espírito de homenagem aos médicos que partiram precocemente durante a pandemia, o internauta poderá assistir a um vídeo gravado pelo ator Tony Ramos, no qual ele fala da paixão dos profissionais pelo exercício da medicina. Uma galeria de fotos, com flagrantes reais da rotina dos profissionais, foi agregada, assim como um espaço por onde a população pode mandar seu recado para os médicos, reconhecendo e valorizando seu papel na assistência.

A experiência ao visitar esse memorial criado pelos conselhos de medicina se encerra com o acesso a uma outra plataforma que foi também colocada à disposição dos profissionais que atuam contra a covid-19. No #LinhadeFrente, o médico poderá ouvir podcasts feitos sob medida com informações sobre o manejo de determinados quadros clínicos em pacientes contaminados pelo coronavírus, ler documentos de referência sobre o tema e consultar itens de legislação e reportagens.

No mesmo espaço, poderão fazer seus relatos sobre os problemas enfrentados no atendimento dos pacientes com covid-19. Por meio de um formulário simples, podem apontar dificuldades de acesso em seus locais de trabalho a equipamentos de proteção individual (EPIs), a leitos (de internação e de UTI), e a medicamentos e outros insumos. As queixas são encaminhadas diretamente aos CRMs para apuração.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner