Rede dos Conselhos de Medicina
Revista destaca relevância bioética na prática clínica durante a pandemia Imprimir E-mail
Ter, 22 de Setembro de 2020 13:20

“Iniciamos esta edição com o tema que tem dominado as discussões sobre saúde no mundo: a tomada de decisão durante a pandemia de Covid-19. As condições impostas pelo aumento da demanda por serviços de saúde e o ainda vasto desconhecimento acerca dessa nova doença trazem à prática clínica inevitáveis dilemas”. Assim começa o editorial da recém-publicada Revista Bioética, assinado pelo professor catedrático Rui Nunes e pela 2ª secretária do Conselho Federal de bioetica capa28 3Medicina (CFM), Tatiana Della Giustina.

Os editores destacam que “ter de escolher quem será priorizado em unidades de terapia intensiva, dada a escassez de leitos, ainda que apoiados por protocolos e resoluções, gera certa intranquilidade, na incerteza de saber se agimos corretamente ou não. Sejam as decisões tomadas com base na deontologia ou no utilitarismo, por exemplo, sabemos que ambos os caminhos têm limitações e terão impacto profundo na sociedade. Exatamente por isso, a bioética segue como caminho seguro e útil para quem está na linha de frente”.

Disponível para leitura on-line, a revista traz 20 artigos inéditos que, além de abordarem perspectivas bioéticas referentes a pesquisas clínicas sobre Covid-19 e à tomada de decisões em meio à pandemia, também analisam temas como: bioética ambiental, espiritualidade, educação médica, terapia intensiva pediátrica, malformação fetal, cirurgia de feminização em transexuais, doadores juridicamente incapazes, dentre outros.

Acesso - Publicado em português, inglês e espanhol, o periódico científico do CFM é voltado à formação acadêmica e ao aperfeiçoamento profissional, fomentando discussões multidisciplinares.  

Para ler a Revista Bioética, clique na capa acima ou acesse: revistabioetica.cfm.org.br

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner