Rede dos Conselhos de Medicina
Nova edição do jornal Medicina mostra que há médicos suficientes para atender a população durante a pandemia de Covid-19 Imprimir E-mail
Qui, 23 de Julho de 2020 15:48

Edição de maio do Jornal Medicina mostra que médicos estão mal distribuídos
Com base no estudo Demografia Médica, a nova edição do Jornal Medicina mostra que existem hoje no Brasil 422 mil médicos com menos de 60 anos de idade e, portanto, aptos a atuar no combate à Covid-19. No total, o país dispõe de 523 mil médicos com registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).

Acesse o jornal aqui.

Os médicos, no entanto, não são valorizados como deveriam. Outra matéria do jornal mostra que prefeituras abriram edital de concurso oferecendo um salário de R$ 1,2 mi por uma jornada de trabalho de 40 horas para médicos. O valor equivale a menos de 10% do piso defendido pela Federação Nacional dos Médicos Brasileiros (Fenam), que é de R$ 15.274,34 para uma jornada de 20 horas semanais.

Felizmente, a Justiça tem entendido que não faltam médicos no Brasil e tem barrado iniciativas de governos estaduais que, aproveitando as incertezas trazidas pela pandemia, tentam contratar profissionais sem Revalida formados no exterior. A medicina brasileira já obteve decisões favoráveis em São Paulo, Bahia, Acre e Roraima.

Na nova edição do Jornal Medicina, também será possível ler matérias sobre as posses de novos presidentes em alguns CRMs, a realização do primeiro julgamento online promovido pelo CFM e do primeiro webninário promovido, que tratou sobre bioética. Outros assuntos abordados foram o relançamento da publicação sobre saúde indígena e as novas funcionalidades do Portal Médico.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner