Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Formação humanística do médico é destacada na abertura do VII Congresso de Humanidades Médicas Imprimir E-mail
Qui, 25 de Julho de 2019 10:24

VII Congresso de Humanidades debate formação dos médicos brasileirosO resgate de uma formação ampla dos médicos, baseada na defesa de princípios éticos, na proximidade com o ser humano e comprometida com a cidadania. A construção deste perfil – considerado ideal por vários médicos, professores e alunos de medicina – foi destacada na solenidade de abertura do VII Congresso de Humanidades Médicas, em São Paulo (SP). O evento, que é promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), nos dias 25 e 26 de julho, reúne cerca de 200 médicos de diversas especialidades, professores, estudantes e profissionais de áreas afins interessados no conhecimento humanístico voltado para a prática médica e a saúde.

“Áreas como antropologia, música, cinema, filosofia, literatura e tantas outras têm muito a oferecer à medicina. São campos do conhecimento que valorizam o potencial humano e podem contribuir para o aperfeiçoamento do agir médico, trazendo impacto positivo na sua relação com o paciente”, enfatizou o presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, que completou, “nesses novos tempos, onde o técnico e o científico são cada vez mais valorizados, o CFM entende que é preciso resgatar os compromissos humanísticos e humanitários desses profissionais para que consigam avançar em sua trajetória”.

Ao saudar os participantes do Congresso, o coordenador da Comissão de Humanidades Médicas e secretário-geral do Conselho, Henrique Batista, defendeu a prática médica vocacionada para os valores humanísticos na medicina. “Os tempos modernos têm como imperativo o tecno-científico e exige que nós, professores, estejamos sensibilizados com as especialidades de literatura, ciência, artes, que têm um potencial enorme de contribuir com a formação do médico”.

A abertura ainda contou com a participação do 1º Secretário da Academia Nacional de Medicina (ANM), Ricardo José Lopes da Cruz; do Secretário-Geral da Associação Médica Brasileira, Antonio Jorge Salomão; da vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Irene Abramovich; da presidente da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (Ablam), Priscilla Barbosa Costa; da presidente da Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (Aemed-BR), Milena da Cruz Palma; do presidente da Federação Brasileira de Acadêmicos de Medicina (FBAM), José Roberto Baratella; além do presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Nildo Alves Batista.

O VII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas pode ser acompanhado ao vivo no canal do Youtube da autarquia (clique aqui).

Homenagem – Durante a abertura, o presidente do CFM ainda homenageou com um minuto de silêncio o padre camiliano e especialista em bioética Leocir Pessini (64 anos), falecido nesta quarta-feira (24). Pessini foi um dos grandes colaboradores na elaboração do Código de Ética Médica atualizado em 2009.

 

Saiba mais:

 

Humanidades médicas: Docentes compartilham experiências das universidades

Cuidado integral e expectativas da era digital são temas abordados no VII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30