Rede dos Conselhos de Medicina
Começa nesta quinta-feira o VI Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas Imprimir E-mail
Qua, 09 de Agosto de 2017 15:44

Começa nesta quinta-feira (10), no auditório Auditório ParlaMundi da LBV, em Brasília (DF), o VI Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas. Realizado desde 2010 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o evento reúne médicos de diversas especialidades, professores, acadêmicos e profissionais de áreas afins interessados no conhecimento humanístico voltado para a prática médica e da saúde.

Com o tema central "As humanidades na formação do médico do século XXI", a programação segue até a sexta-feira (11) e traz debates sobre o modo humanístico de ensinar a Medicina através da literatura, cinema, poesia, música e teatro. A expectativa dos organizadores é atrair também o interesse da comunidade docente e discente.

Uma novidade vigente desde a última edição é a possibilidade de apresentação de trabalhos com relatos de experiência e estudos qualitativos. Este ano, serão 42 apresentações, divididas em dois dias, e que abordam diversos temas relativos ao ensino de humanidades em Medicina, desde o papel da anamnese; e do uso de narrativas, da literatura, do cinema e das artes visuais nesse aprendizado; até questões de espiritualidade e religiosidade em saúde; a angústia e impotência do estudante de medicina perante situações de atividade práticas com o paciente; o luto materno pós perda gestacional; o método clínico centrado na pessoa; e uma série de outros trabalhos.

De acordo o secretário-geral do CFM e coordenador da Comissão de Humanidades em Medicina, Henrique Batista e Silva, o objetivo dos organizadores é estimular a comunidade médica a refletir sobre o conhecimento científico e tecnológico alinhado ao respeito aos valores pessoais dos pacientes, e à compreensão do ser humano e todo seu contexto.

Clique aqui para acompanhar ao vivo o VI Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner