Rede dos Conselhos de Medicina
CFM vai colaborar com cartilha sobre doenças raras Imprimir E-mail
Sex, 24 de Março de 2017 09:20

Reunião debateu demandas apresentadas pela SBGMO Conselho Federal de Medicina (CFM) vai colaborar com a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) na edição de vídeos e cartilhas com explicações sobre doenças raras de origem genética. As informações serão destinadas aos médicos e à população com o objetivo de aumentar o diagnóstico e tratamento precoce das doenças. “Vamos centrar esforços na educação continuada para ampliar o conhecimento sobre essas doenças”, afirmou o presidente do CFM, Carlos Vital, que participou da reunião da Câmara Técnica, realizada nessa quarta-feira (22).

A 1ª secretária da Sociedade Brasileira de Genética Médica, Angelina Xavier Acosta, agradeceu o apoio do CFM e afirmou que ele é necessário para que o conhecimento sobre as doenças raras se propague. “Quanto mais rápido o médico da atenção básica encaminhar o paciente para o geneticista, melhor para o paciente”, ressaltou. Angelina também pediu o apoio do CFM para o aumento de vagas em residências médicas para a especialidade. “No ritmo que estamos, em 40 anos vamos ter o número de especialistas necessários hoje”, informou.Câmara Técnica analisou temas relacionados à morte encefálica

O secretário-geral do CFM e coordenador da Câmara Técnia, Henrique Batista e Silva, argumentou que o tema doenças raras é complexo, mas que a autarquia participará da elaboração da cartilha. “Queremos dar nossa contribuição para que esse assunto seja popularizado”, afirmou. Também participaram da reunião, o presidente da Casa Hunter, Antoine Souheil Daher, Thiago Ferreira Matias, Aníbal Gil Lopes e Maria José Delgado, que representou a Interfarma. Charles Marques Lourenço, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, participou da reunião por videoconferência.

Na quarta-feira (22), também aconteceu reunião da Câmara Técnica de Morte Encefálica, que debateu temas gerais. Participaram desta reunião, Hideraldo Souza Cabeça (coordenador), Aníbal Gil Lopes, Carlos Eduardo Soares Silvado, Gerson Martins, Luíz Antônio da Costa Sardinha e Rosana Reio Nothen.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner