Rede dos Conselhos de Medicina
Cremego promove 1º Simpósio de Atualização para Secretários de Saúde Imprimir E-mail
Qua, 08 de Fevereiro de 2017 12:12

Encontro foi o primeiro com o objetivo de  orientar e auxiliar os municípios na gestão da saúde pública.

 Com a participação de cerca 80 pessoas, incluindo 47 secretários municipais de saúde, gestores e assessores das secretarias, o Conselho Regional de Medicina do estado de Goiás (Cremego) promoveu, no dia 27 de janeiro, o 1º Simpósio de Atualização para Secretários de Saúde. O evento, realizado na sede do Conselho, foi o primeiro de uma série de cursos, encontros e reuniões que serão promovidos ao longo do ano para orientar e auxiliar os municípios na gestão da saúde pública.
 
Entre os palestrantes estavam o atual presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, e o vice-presidente, Aldair Novato Silva, que falaram sobre a administração em saúde e o funcionamento da rede, e o conselheiro e ex-presidente Erso Guimarães, que abordou a responsabilidade ético-profissional do gestor.
 
O papel do Ministério Público e a judicialização da saúde, a elaboração de projetos, financiamento, pactuação, convênios e cooperação entre entes públicos, a atuação da Vigilância Sanitária e o orçamento, contabilidade, balancetes, rubricas e pagamentos pelas Secretarias de Saúde foram outros temas abordados no simpósio pelos palestrantes Carlos Itacaramby, Alessandro Magalhães, Luciano Moura e Denis Marcel.
 
O simpósio, de acordo com Leonardo Mariano Reis, buscou orientar tecnicamente os secretários visando contribuir para que façam uma gestão eficiente, responsável com os recursos públicos e voltada para o coletivo.  “Foi um grande aprendizado tanto para os secretários experientes, quanto para os novos”, disse o presidente, ressaltando que a realização do curso atendeu a um pedido dos próprios médicos que desejam que os representantes das secretarias de saúde estejam sempre sendo capacitados para gerir essa pasta tão complexa.
 
A secretária Municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, foi uma das participantes do simpósio e acompanhou atentamente as palestras. A secretária Municipal de Saúde de Trindade, Gercilene Ferreira, elogiou a iniciativa do Cremego e o alto nível dos palestrantes, que têm grande experiência na gestão de saúde.
 
A então secretária Municipal de Saúde de Caldas Novas, Kélia Rosa, também participou do simpósio e destacou a importância do evento. “Foi uma oportunidade única de atualização e aprimoramento de conhecimento, que também possibilitou a troca de experiências entre os gestores”, disse a secretária, que estava acompanhada pelo diretor do Departamento Jurídico da Secretaria de Saúde de Caldas, Gesner Souto de Souza.
 

 

Fonte: Cremego, com informações: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas e Rádio Paz FM.

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner