Rede dos Conselhos de Medicina
Começa hoje o V Congresso de Humanidades Médicas, em Goiânia Imprimir E-mail
Qua, 02 de Dezembro de 2015 00:00

Começa hoje, em Goiânia (GO), o V Congresso de Humanidades Médicas, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Participam médicos de diversas especialidades, professores, acadêmicos e pro­fissionais de áreas afins interessados no conhecimento humanístico voltado para a prática médica e da saúde.

O tema de abertura será “Currículo oculto e educação médica”, conduzido pelo professor Antônio Ribeiro de Almeida Júnior, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo (USP) e por Felipe Scalisa Oliveira, aluno da FMUSP e membro da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem).

Ainda pela manhã, oficinas simultâneas abordam três temas centrais: “Humanidades na educação médica no mundo”, com apresentação de Bruna dos Reis Costa (Universidade Federal Fluminense (UFF)/Denem) e coordenação de Carlos Andrés Acosta Casas (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)/Denem); “Medicina e Espiritualidade”, com apresentação de Carlos Roberto – UERJ e Kalil Fregúlia de Souza, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); e “Arteterapia”, com apresentação do arte educador Rafael Barreiros (também conhecido como Gentileza) e coordenação de Luna Jeannie Alves Mangueira, do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA).

Na parte da tarde, está prevista uma apresentação sobre “Os componentes epistemológicos na construção de humanidades em medicina”, conduzidas por Vladimir Pinheiro Safatle, professor livre docente do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) e Jurema Werneck, coordenadora da organização Criola.

A última atividade do primeiro dia será às 16h15 com o lançamento do livro Cartas do Fim da Vida: Ensaio sobre o Envelhecer e o Morrer, de autoria de Roberto Luiz D’Avila, cardiologista, ex-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e professor de Humanidades Médicas da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

A solenidade de abertura acontece às 20h e será sucedida por uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Histórico – O encontro, que ocorre desde 2010 sob a organização do CFM, será realizado na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremego). O principal objetivo dos idealizadores – além do CFM, parceiros como Academia Nacional de Medicina (ANM), Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Cremego, Denem, Núcleo de Estudos Sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) e Sociedade Brasileira de Medicina de Família (Sobramfa) – é estimular uma formação médica que valorize a compreensão do ser humano e todo o seu contexto.

Nos três dias de atividades, estão previstas discussões imprescindíveis para o aprimoramento da prática médica. A expectativa dos organizadores é de que o V Congresso consolide o interesse da comunidade docente e discente, pois a juventude tem condições de imprimir nova qualidade na relação médico-paciente.

CONFIRA AQUI a programação completa.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner