Rede dos Conselhos de Medicina
Demografia Médica 2015: 7,6% dos médicos têm mais de um registro nos CRMs Imprimir E-mail
Sex, 27 de Novembro de 2015 14:55
Atuam no Brasil 399.692 médicos, mas 33.178 (7,6%) têm registros secundários em Conselhos Regionais de Medicina (CRM) diferentes daqueles em que foi feita a primeira inscrição, o que dá um total de 432.870 registros. Geralmente o médico faz a segunda inscrição quando atua em áreas fronteiriças entre dois estados, ou quando se muda temporariamente para fazer cursos ou especializações. “É importantes fazermos essa distinção, pois as duas bases de dados são usadas de formas distintas. Esta é uma limitação dos dados secundários que usamos, pois não sabemos onde atua o médico com mais de um registro”, esclarece Mário Scheffer, coordenador da pesquisa Demografia Médica 2015, divulgada nesta segunda-feira (30). Acesse aqui a íntegra da pesquisa.
 
Quando o estudo analisa dados individuais do médico, como sexo e idade, utiliza a base do número de médicos, mas quando aborda dados sobre regiões, estados, grupos de cidades ou municípios, o mais apropriado é o uso dos registros. “Os médicos que atuam, permanentemente ou temporariamente, em mais de um estado são contabilizados em mais de uma base estadual, pois podem ocupar postos de trabalho em dois lugares distintos” explica o estudo. Os dados foram extraídos dos CRM e depois validados pela equipe de pesquisa.
 
Também há sobreposição na contagem dos especialistas, já que um médico pode ter mais de uma especialidade, até porque 24 das 53 especialidades reconhecidas no Brasil exigem como pré-requisito a obtenção de título em outras especialidades, como clínica médica ou cirurgia geral. Atualmente, existem 228.862 médicos com título de especialista emitido por sociedades de especialidade ou após conclusão de Residência Médica. Desses, cerca de 30% têm mais de uma especialidade.
Ou seja, no estudo, médicos com inscrições secundárias (registro em mais de um CRM) são contados em cada estado. Médicos com mais de um título de especialista são contados em cada especialidade.
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner