Rede dos Conselhos de Medicina
Benzetacil está em falta no mercado Imprimir E-mail
Qua, 10 de Setembro de 2014 14:21
O Benzetacil, antibiótico produzido a partir da penicilina benzatina, está em falta no mercado decorrente da dificuldade de produção do princípio ativo e de problemas de manufatura do medicamento. Diante do quadro, a empresa responsável pela distribuição e comercialização do remédio, Supera Rx, orienta a classe médica a prescrever pelo nome do princípio ativo. Segundo o presidente da empresa, médico Ricardo Lourenço, a empresa tem dado essa orientação por meio dos propagandistas, de websites, Serviço de Atendimento ao Consumidor e em comunicação à Associação Médica Brasileira (AMB).

Devido à importância do medicamento e sua ampla utilização e prescrição, a empresa pediu a ajuda do Conselho Federal de Medicina (CFM) na divulgação da orientação. “Pensamos que seria adequado reforçar essa comunicação antecipada ao maior número possível de colegas no país para evitar constrangimentos e, de alguma maneira, uniformizar a orientação aos pacientes. Os veículos de comunicação do CFM poderiam ser de grande ajuda na informação e orientação”, argumentou Lourenço.

O pedido do presidente da Supera Rx foi analisado na plenária de julho, que deliberou pela divulgação do aviso. A empresa também afirmou que a falta da penicilina benzatina não é exclusiva do Brasil, o que levou a Organização Mundial de Saúde a veicular um comunicado sobre a complexidade de produção do fármaco e a limitação de alternativas em muitos países. A Supera Rx informou, ainda, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está ciente do problema e que a empresa está dedicando esforços a fim de reiniciar o suprimento do produto no futuro.
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner