Rede dos Conselhos de Medicina
I Congresso Brasileiro de Doenças Funcionais do Aparelho Digestivo acontece em Porto de Galinhas (PE) Imprimir E-mail
Qua, 29 de Janeiro de 2014 10:49
Evento acontece de 27 a 29 de março no Enotel e são esperadas mais de 500 participantes, incluindo 23 representantes das sociedades de Gastroenterologia das Américas
 
 
A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) realizará o I Congresso Brasileiro de Doenças Funcionais do Aparelho Digestivo e o I Encontro de Lideranças em Gastroenterologia das Américas no Enotel em Porto de Galinhas (PE), com a participação de todas as Sociedades de Gastroenterologia das Américas. Já estão confirmados os representantes da Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, EUA, Equador, México, Peru, entre outras. A relação completa dos participantes pode ser conferida no site da FBG (www.fbg.org.br).
 
Segundo José Roberto de Almeida, presidente da FBG, a realização deste evento vai ao encontro da necessidade de se estudar as doenças funcionais do aparelho digestivo que acometem tantos pacientes atualmente. “Hoje a tônica do mundo são essas doenças, pois ainda estão sendo feitas novas descobertas e os pacientes superlotam os consultórios e ambulatórios com problemáticas que não se resolvem somente com medicamentos. Este congresso ira proporcionar um subsídio cultural muito grande que irá nos ajudar a lidar com essa situação”, explica ele.
 
As doenças funcionais se caracterizam pelo fato de que os pacientes apresentam queixas difusas como: dores, mal estar, problemas digestivos (náusea, vômitos, empachamento, distensão abdominal, diarreia, constipação, pirose, entre outros). Além disso, pode apresentar, decorrente dessas situações, cansaço, distúrbio do sono, estresse, nervosismo, irritabilidade e ansiedade. Vale salientar que não há um marcador biológico para este distúrbio, sendo as alterações laboratoriais mínimas ou inexistentes e isto traz ao médico uma dificuldade no diagnóstico e tratamento. Entre as doenças funcionais do aparelho digestivo, merecem destaque, devido a sua maior frequência, a dispepsia funcional, a síndrome do intestino irritável e a diarreia e constipação funcionais.
 
A dispepsia funcional, também conhecida como indigestão, é responsável por 40 a 70% das queixas gastroenterológicas e está presente em 25 a 40% da população geral e apenas 22% dos pacientes chegam ao especialista. A síndrome do intestino irritável alcança 10 a 20% da população de países europeus e nos Estados Unidos. “Devido a esses problemas, muitas vezes as pessoas se afastam dos trabalhos, se afastam da vida social, e isto traz uma série de fatores que faz com que a qualidade de vida caia. Então, neste congresso vamos reunir tudo àquilo que é de interesse em conduta diagnóstica e tratamento, proporcionando ao congressista elementos para que ele possa desenvolver a sua clínica diária com um maior conhecimento”, acrescenta José Roberto.  
 
Durante os três dias de congresso, duas salas terão atividades diariamente abordando temas como a importância dos probióticos na clínica diária, os tratamentos disponíveis, recentes avanços e perspectivas futuras, quando indicar o tratamento cirúrgico, o papel dele, a dieta e o trato gastrointestinal, entre outros temas.
 
O Congresso será também palco do primeiro encontro de todas as sociedades de Gastroenterologia das Américas. Para José Roberto de Almeida, será uma excelente oportunidade de aproximação, além de proporcionar uma maior visibilidade da Gastroenterologia brasileira no âmbito mundial. “Temos 22 países membros da Associação Interamericana de Gastroenterologia que já estão com suas presenças confirmadas para o evento. Desta forma, vamos criar um salutar intercâmbio, contribuindo para que todos tenham acesso a informação de qualidade”, finaliza ele.
 
As inscrições estão abertas a todos os médicos interessados e podem ser feitas pelo site: www.fbg.org.br. Também pode ser conferida a programação completa do evento bem como os valores de inscrições e hospedagem no Enotel.
 
 
I Congresso Brasileiro de Doenças Funcionais do Aparelho Digestivo

Data: 27 a 29 de março de 2014
Local: Enotel – Porto de Galinhas (PE)
Informações: www.fbg.org.br

Fonte: FBG
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner