Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Entidades médicas lançam Agenda Parlamentar na Câmara Imprimir E-mail
Qua, 14 de Agosto de 2019 17:47

Carlos Vital falou aos deputados sobre a disposição das entidades médicas em contribuir com o diálogo, na defesa da “ética, qualidade na assistência, bom exercício da medicina e proteção dos direitos humanos”

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e as demais entidades médicas que fazem parte da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) participaram na manhã desta quarta-feira (14), na Câmara dos Deputados, do lançamento da Agenda Parlamentar da Saúde Responsável, que elenca as proposições de interesse dos médicos em tramitação no Congresso Nacional.
 
A solenidade de lançamento foi no plenário da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e contou com a participação de 27 parlamentares e de dezenas de representantes das entidades médicas, que lotaram o local. Como um dos porta-vozes do evento, o presidente do CFM, Carlos Vital, lembrou que o parlamento é um importante instrumento da democracia e que as entidades médicas estão dispostas a contribuir com o diálogo, na defesa inconteste da “ética, qualidade na assistência, bom exercício da medicina e proteção dos direitos humanos”.
 
Elogios – O coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), elogiou a organização das entidades médicas e reafirmou sua posição de defesa “de uma medicina feita por médicos”. A Agenda foi elogiada pelo ex-ministro da Saúde deputado Ricardo Barros (PR-PR), que parabenizou o movimento médico “pela coragem de se posicionar”.
 
Já o também ex-ministro da Saúde, deputado Alexandre Padilha (PT-SP), afirmou que o momento é propício para a apresentação da pauta médica. Ele adiantou que, em relação à medida provisória que cria o programa Médicos pelo Brasil, apresentou emenda que inclui o termo carreira médica interfederal e pede a retomada da avaliação das escolas médicas. Para ele, o exame de progresso também é um ponto importante nesta discussão.
 
Luiz Ovando (PSL-MS) ressaltou a necessidade de valorização do médico clínico e defendeu uma perspectiva de carreira para os participantes do Médicos pelo Brasil. Já Dulce Miranda (MDB-TO) defendeu mais edições do Revalida.
 
Também participaram da mesa de lançamento da Agenda, além do presidente da CSSF, deputado Antônio Brito (PSD-BA), do deputado Hiran Gonçalves e do presidente Carlos Vital, o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Ferreira; a representante da Federação Médica Brasileira (FMB), Maria de Lourdes Carneiro; e o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Guttemberg Fialho. Todos os representantes das entidades médicas ressaltaram a necessidade de um trabalho conjunto em torno de pautas comuns.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30