Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Fórum no Piauí debate mercado de trabalho e o médico como paciente Imprimir E-mail
Qua, 08 de Maio de 2019 18:12

 

 

 

O evento foi aberto pelos diretores do CFM e pela presidente do CRM-PI

 

“A riqueza da programação e o entusiástico engajamento dos participantes proporcionarão a todos momentos de intercâmbio e de crescimento, com a possibilidade de criação de novos projetos e ações que contemplem os interesses de pacientes e médicos de todas as idades”. A declaração foi feita pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, na abertura do IV Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem – Construindo o futuro da medicina brasileira. O encontro acontece nesta quarta e quinta-feira (8 e 9), no Metropolitan Hotel, em Teresina (PI), e reúne mais de 200 médicos e estudantes de medicina.

A saúde mental dos profissionais, o mercado de trabalho, formas de apoio aos que enfrentam a depressão e a qualidade do ensino médico foram alguns dos pontos abordados na cerimônia de abertura e na primeira manhã do encontro. A solenidade contou com a participação do presidente Carlos Vital, do coordenador da Comissão de Integração do Médico Jovem e diretor-tesoureiro do Conselho, José Hiran Gallo; do conselheiro federal representante do estado, Leonardo Sérvio Luz; da presidente do CRM- PI, Miriam Perpétua Parente, e de outras lideranças médicas.

 Histórico da Comissão - Ao abrir os debates do Fórum, Hiran Gallo, que exerce a coordenação do grupo desde 2014, fez um histórico sobre os trabalhos já realizados. Segundo o conselheiro, Comissão contabiliza 37 reuniões e quatro fóruns regionais, incluindo o encontro realizado nesta semana no Piauí. “Entendo que essa jornada tem sido benéfica para a medicina. Creio que temos a oportunidade de, a partir de agora, estreitar essa relação para o futuro por meio da criação de comissões estaduais de integração dos médicos jovens em todos os CRMs”, apontou Hiran.

O evento deu espaço ainda a temas como realização profissional, médico e o mercado de trabalho, além das novas tecnologias e seus impactos na medicina. No período da tarde, os participantes do encontro foram divididos em grupos para tratar sobre três temas específicos: o médico como paciente, como empreendedor e ainda o médico e as tecnologias. Os assuntos foram escolhidos pelos membros da Comissão e também são analisados pelos palestrantes do evento. Até amanhã, também serão tratados assuntos como médico em início de carreira e a realidade da Residência Médica no Brasil.

 Na quinta-feira, será feita a leitura da Carta de Teresina. Segundo o presidente Carlos Vital, ela será produzida ao final do encontro e depois apresentada ao Plenário do CFM. “Nela, todos esses novos compromissos e perspectivas estarão alinhados apontando para novos rumos na medicina brasileira, finalizou.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30