Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CFM na internet: Apps levam informações aos médicos Imprimir E-mail
Sex, 22 de Março de 2019 16:00

Orientações éticas destinadas aos estudantes, informações sobre medicina aeroespacial e uma ferramenta de pesquisa de dados sobre médicos em todo o País são algumas das novidades acessíveis em aplicativos (apps) lançados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Disponíveis nas lojas virtuais de aplicativos Play Store, da Google, e App Store, da Apple, as ferramentas já estão instaladas em milhares de smartphones.

A mais recente ferramenta disponibilizada aos usuários foi a cartilha Medicina aeroespacial: orientações gerais para médicos a bordo. O guia traz informações sobre como agir em situações de emergência médica, especialmente pelo fato de o paciente estar em um ambiente onde as condições de temperatura e pressão são diferentes e o espaço físico é limitado.

O diretor de comunicação do CFM destacou a importância dos apps para apoio à atuação do médicoDepois de instalada no smartphone, a cartilha pode ser consultada no celular em qualquer local, mesmo quando não há acesso à internet. "Justamente para apoiar a atuação do médico nessas circunstâncias, a publicação foi disponibilizada pelo Conselho em aplicativo para celular", explica o 1º secretário e diretor de comunicação do CFM, Hermann von Tiesenhausen.

A publicação alcança principalmente médicos, mas também pacientes, companhias de aviação e outros interessados no tema. Mesmo que os tripulantes recebam treinamento para situações de emergência, a ajuda de passageiro médico a bordo pode ser solicitada em casos mais graves.

Busca  Outro aplicativo lançado pela autarquia é o Busca de Médico, que permite identificar os médicos reconhecidos pelos Conselhos de Medicina em atividade no País. Apenas preenchendo dados como nome, unidade da federação ou especialidade, é possível consultar a listagem de todos os médicos do Brasil e saber se o profissional está em situação regular ou com o registro cancelado. O app traz o nome completo do médico, o número do registro no Conselho Regional de Medicina, a foto e a data de atualização das informações.

Além dos dados cadastrais do médico, o aplicativo permite acesso à relação de todos os especialistas de uma determinada área de atuação, por estado e nacionalmente.

Ética do Estudante  O Código que define os padrões éticos de conduta dos estudantes de medicina (Ceem) também conta com um aplicativo disponível para download em smartphones. O app está indexado por eixos temáticos.

O Ceem funciona como orientação não somente aos alunos, mas também aos professores e responsáveis por instituições de ensino, encarregados da formação do profissional.

A publicação trata de temas como organização de trotes responsáveis, respeito ao sigilo, uso ético de cadáveres durante as atividades de ensino e prevenção ao assédio moral e às relações abusivas nas escolas. A iniciativa inédita do Conselho oferece ao universo do sistema formador da pro ssão um conjunto de princípios para balizar as relações dentro e fora das salas de aula.

Todos esses documentos e outras obras e manuais estão disponíveis na plataforma CFM Publicações.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30