Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
IV Fórum de Pediatria do CFM: alta incidência de casos de suicídio no Brasil preocupa especialistas Imprimir E-mail
Sex, 05 de Outubro de 2018 16:27
Prevenção do suicídio na infância e na adolescência. Esse foi o tema da terceira mesa-redonda do IV Fórum de Pediatria promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em 5 de outubro, em Brasília (DF). O conselheiro federal e psiquiatra, Leonardo Luz, abordou em sua exposição as causas do suicídio e dados sobre sua incidência.
 
Segundo o conselheiro do CFM, o suicídio já é considerado uma epidemia e no Brasil faz mais vítimas do que vários tipos de câncer, sendo a segunda maior causa de mortes na faixa de 15 aos 29 anos, atrás apenas dos acidentes de trânsito. “Estamos com índices muito altos, são 12 mil suicídios por ano no País, apenas de dados oficiais, pois em muitas regiões o suicídio não é devidamente notificado pelas autoridades de saúde”.
 
Saúde mental - Ele apontou que os comportamentos suicidas passam por diferentes fases: ideação, intenção, planejamento e tentativa de fato. No entanto, alerta, para acontecer a prevenção, os pacientes deveriam ter maior acesso aos serviços de cuidados em saúde mental. “Nos países da América Latina, dentre eles o Brasil, a defasagem no tratamento chega a 75%. Há uma proporção enorme de pacientes que necessitam de atenção, mas não o recebem”, apontou.
 
Por sua vez, a professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, Marilúcia Picanço, apontou que o suicídio ainda é tratado como um tabu pela sociedade brasileira, o que dificulta sua prevenção. Como proposta para o aperfeiçoamento dessa etapa, o representante do Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (vinculado à Fiocruz), Orli Carvalho da Silva Filho, chamou atenção para que o vetor de prevenção deve ser implementado antes da tentativa.
 
“O pediatra ou qualquer especialista pode prevenir com disponibilidade de novas realidades para reconhecimento de novas realidades clinicas epidemiológicas e treinamento de novas habilidades”, disse Orli, que também é membro do Comitê de Adolescência da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj).
 
Para ver as fotos do eventos, acesse o Flickr do CFM:  https://goo.gl/A3a86t . Os vídeos do IV Fórum de Pediatria do CFM também podem ser acessados no canal da autarquia no YouTube:  https://goo.gl/BqKaVm .
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30

FECHAR X