Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Ato médico: Justiça reitera que diagnóstico nosológico é ato médico Imprimir E-mail
Sex, 05 de Janeiro de 2018 14:15

Confira outras decisões judiciais na página Decisões da Justiça, do CFM: https://goo.gl/PSjMnpNos últimos quatro anos, o CFM se viu obrigado a reagir, por via judicial, contra normativos de programas de saúde pública ou diretrizes editadas por outras profissões que invadiam o ato médico. A jurisprudência cristalizada nesse período foi consonante com o entendimento da autarquia de que o diagnóstico nosológico é ato exclusivamente médico.

Este trabalho é contínuo e acontece no âmbito de uma estratégia elaborada pelo CFM, que criou a Comissão Jurídica de Defesa ao Ato Médico, composta por advogados e representantes de várias entidades, como a Associação Médica Brasileira (AMB), os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e sociedades de especialidades médicas.

O grupo propõe ações e medidas em diferentes âmbitos, defendendo os interesses dos médicos, da medicina e da população. O trabalho compreende medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis para suspender e anular judicialmente normativos, requerer a apuração da responsabilidade de gestores que os editaram e denunciar casos concretos de exercício ilegal da medicina, com apuração da responsabilidade civil e criminal dos envolvidos nos inúmeros casos de prejuízo a pacientes.

Saiba mais:

Lei completa 4 anos com conquistas

Regra em vigor consolida atos privativos

Texto contou com apoio popular

Pressão do CFM e de outras entidades médicas marcou tramitação

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30