Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CFM vai debater a violência contra crianças e adolescentes no III Fórum de Pediatria Imprimir E-mail
Seg, 16 de Outubro de 2017 11:15

 

O III Fórum de Pediatria do Conselho Federal de Medicina (CFM), marcado para o dia 17 de novembro, em Brasília, vai debater o papel do pediatra na prevenção das agressões por crianças e adolescentes. “Pediatras de todos os estados brasileiros terão a oportunidade de debater a magnitude desse problema, que está amedrontando a infância brasileira e colocando em risco o futuro do país. A partir do Fórum, pretendemos criar ou ampliar os grupos de trabalho para discussão e apresentação de alternativas para o problema”, adianta o 2º secretário do CFM, Sidnei Ferreira.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Além de avaliar os dados epidemiológicos sobre violência na infância, o III Fórum também vai debater a importância da mídia, da família e da escola no combate ao problema. “Também vamos avaliar como as drogas, tanto ilícitas, como lícitas, tornam nossas crianças e adolescentes vulneráveis”, complementa Sidnei Ferreira, que é secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Programação - Após a abertura, será realizada a mesa redonda “A prevenção da violência contra crianças e adolescente”, que debaterá os papeis da mídia, do lar e da escola. Os palestrantes serão Evelyn Eisenstein (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Ana Lúcia Ferreira (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Rosana Alves (Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória).

Em seguida, será realizada uma mesa redonda que vai debater os aspectos clínicos e psíquicos, éticos e legais dos “Fundamentos éticos e legais do atendimento a vítimas de violência”. As palestras ficarão a cargo do psiquiatra infantil Maurício Santos de Sousa, do corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre e do coordenador da Coordenação Jurídica do CFM, José Alejandro Bullón Silva.

No horário da tarde, será realizada a mesa redonda “Alcoolismo e uso de drogas na infância e adolescência”. As questões epidemiológicas do tabaco, álcool, maconha e crack serão tratadas por João Paulo Becker Lotufo, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, e Alberto José de Araújo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para debater os aspectos legais e a profilaxia está confirmada a presença do vice-presidente do CRM-DF, Thiago Blanco Vieira.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30