Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Revista Bioética faz homenagens ao seu Corpo Editorial na abertura do Congresso Brasileiro de Bioética Clínica Imprimir E-mail
Qui, 28 de Setembro de 2017 09:14

IV Congresso de Bioética Clínica reuniu bioeticistas de todo o país
Diante de um auditório lotado, a entrega de homenagens a membros do Corpo Editorial da Revista Bioética, que completa 25 anos em 2017, foi um dos destaques da abertura do IV Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento de um dia, realizado em Recife (PE), nesta quarta-feira (27), teve o objetivo de promover a reflexão sobre os desafios éticos e bioéticos impostos aos médicos no processo de atendimento aos seus pacientes.

Na oportunidade, o presidente do CFM, Carlos Vital, e o 2º secretário da autarquia, Sidnei Ferreira, que também responde pela edição da Revista Bioética, entregaram certificados a quatro bioeticistas que têm contribuído com a publicação. O grupo foi formado pelo infectologista Dirceu Greco, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); pelo pneumologista Gerson Zaffalon Martins, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB); pelo pediatra Mário Roberto Hirschheimer, presidente do Departamento Científico de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBB); e pelo professor Rui Nunes, da Universidade do Porto, em Portugal.

Além deles, outros 50 expoentes da bioética brasileira receberão seus certificados, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à publicação, reconhecida como referência internacional nesse campo do conhecimento. São 32 especialistas brasileiros e 18 de outros países que têm conduzido um trabalho de alto nível, capaz de tornar a Revista Bioética uma referência no mundo.

Em sua saudação, Sidnei Ferreira apresentou um vídeo que sintetizou a trajetória da publicação. Segundo ele, o interesse crescente pelos temas abordados pela Revista Bioética tem feito com que, a cada edição, seus 10 mil exemplares impressos sejam rapidamente incorporados às bibliotecas de universidades, grupos de pesquisa, conselhos profissionais, órgãos públicos e estabelecimentos de saúde, entre outros segmentos.

Além disso, lembrou o conselheiro responsável pela publicação, desde que a Revista Bioética foi disponibilizada em formato digital, em 2009, já acumula mais de 1 milhão de acessos. “É com essa trajetória exemplar, que se comemora o jubileu de prata da Revista Bioética. São 25 anos que têm feito a diferença no mundo da pesquisa e da ciência no Brasil. Parabéns a todos que têm contribuído com esse projeto”, citou Ferreira.Português Rui Nunes, com o diploma em mãos, foi um dos homenageados

Iniciativa - A Revista Bioética foi criada em 1993, por iniciativa do CFM, com a meta de promover uma discussão multidisciplinar e plural sobre temas relacionados à área, com reflexos na ética médica. Sempre inovadora, logo no seu primeiro novo, a publicação trouxe artigos sobre a AIDS, um assunto que ainda era pouco abordado na época.

Desde então, tem procurado ampliar o leque de suas abordagens estimulando a reflexão e o diálogo entre seus leitores. Ao longo de seus 25 anos de serviços prestados à ciência, até o momento, publicou 25 volumes e 56 números. No total, foram divulgados 873 artigos de, aproximadamente, 4 mil autores. Por semestre, os pareceristas da Revista Bioética, que também serão homenageados com a entrega de certificados pelos serviços prestados, analisam entre 40 e 50 textos inéditos.

Atualmente, a Revista Bioética integra nove bases internacionais. São elas: Base de Dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs); Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias (Latindex Periódica); Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Online Research Databases (EBSCOhost); Directory of Research Journal Indexing (DRJI); Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc); Directory of Open Access Journals DOAJ); e ReadCube.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br