Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
II ENCM 2017 aborda impacto das mídias sociais na relação médico-paciente Imprimir E-mail
Qua, 13 de Setembro de 2017 16:58

O impacto das mídias sociais na relação médico-paciente foi o tema da tarde do primeiro dia de atividades do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do Ano de 2017 (II ENCM 2017), que começou nesta quarta-feira (13), em Porto Alegre (RS), e seguirá até sexta-feira (15).

O tema foi abordado pelo médico legista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Malthus Fonseca Galvão; pelo membro da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica, Aníbal Gil Lopes; e pelo membro da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM, Fernando Todt Carbonieri.

II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2017Entre as várias abordagens apresentadas, o discurso predominante foi o de que o avanço das redes sociais é irrefreável e que deve haver um movimento regulatório para que ela seja usada de maneira positiva e ética. Além disso, os participantes concordaram que, para fortalecer a relação médico-paciente, a formação humanística deve ser tão avançada quanto a formação científica. “Não devemos demonizar as tecnologias. Precisamos conviver com elas sem clima de antagonismos. Se mal utilizadas, sempre serão ruins. Por isso, formação ética é essencial, para autocensura, para saber utilizar com bom senso”, diz Aníbal Gil Lopes.

PROGRAMAÇÃO - Na quinta-feira (14), os trabalhos terão início com uma apresentação do membro da Comissão para Estudo da Transexualidade do CFM, Alexandre Saadeh, sobre o respeito à diversidade de gênero – tema também explorado pelos conselheiros do CFM, Leonardo Sérvio Luz, e do Cremers, Antônio Celso Koehler Ayub.

Na sequência, o membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do CFM, João de Lucena Gonçalves, fala sobre Núcleo de Segurança do Paciente. O tema também será tratado pelos conselheiros Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti (3º vice-presidente do CFM) e Donizetti Giamberardino.

No último dia do encontro (dia 15, pela manhã), está programado um painel político com a participação do ministro Osmar Terra e da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS).

Outra atividade prevista na programação é a apresentação sobre a atuação da Comissão de Assuntos Políticos no Congresso Nacional. A comissão faz acompanhamento regular de Projetos de Lei que tocam mais de perto o médico e o seu paciente junto aos seus relatores em ambas as casas do parlamento brasileiro.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br

FECHAR X