Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
II ENCM 2017 aborda impacto das mídias sociais na relação médico-paciente Imprimir E-mail
Qua, 13 de Setembro de 2017 16:58

O impacto das mídias sociais na relação médico-paciente foi o tema da tarde do primeiro dia de atividades do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do Ano de 2017 (II ENCM 2017), que começou nesta quarta-feira (13), em Porto Alegre (RS), e seguirá até sexta-feira (15).

O tema foi abordado pelo médico legista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Malthus Fonseca Galvão; pelo membro da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica, Aníbal Gil Lopes; e pelo membro da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM, Fernando Todt Carbonieri.

II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2017Entre as várias abordagens apresentadas, o discurso predominante foi o de que o avanço das redes sociais é irrefreável e que deve haver um movimento regulatório para que ela seja usada de maneira positiva e ética. Além disso, os participantes concordaram que, para fortalecer a relação médico-paciente, a formação humanística deve ser tão avançada quanto a formação científica. “Não devemos demonizar as tecnologias. Precisamos conviver com elas sem clima de antagonismos. Se mal utilizadas, sempre serão ruins. Por isso, formação ética é essencial, para autocensura, para saber utilizar com bom senso”, diz Aníbal Gil Lopes.

PROGRAMAÇÃO - Na quinta-feira (14), os trabalhos terão início com uma apresentação do membro da Comissão para Estudo da Transexualidade do CFM, Alexandre Saadeh, sobre o respeito à diversidade de gênero – tema também explorado pelos conselheiros do CFM, Leonardo Sérvio Luz, e do Cremers, Antônio Celso Koehler Ayub.

Na sequência, o membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do CFM, João de Lucena Gonçalves, fala sobre Núcleo de Segurança do Paciente. O tema também será tratado pelos conselheiros Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti (3º vice-presidente do CFM) e Donizetti Giamberardino.

No último dia do encontro (dia 15, pela manhã), está programado um painel político com a participação do ministro Osmar Terra e da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS).

Outra atividade prevista na programação é a apresentação sobre a atuação da Comissão de Assuntos Políticos no Congresso Nacional. A comissão faz acompanhamento regular de Projetos de Lei que tocam mais de perto o médico e o seu paciente junto aos seus relatores em ambas as casas do parlamento brasileiro.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30