Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Educação médica: CFM parabeniza ação educativa do IMIP Imprimir E-mail
Ter, 28 de Fevereiro de 2017 14:30

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, agradeceu ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) pela contínua oferta de vagas em seus cursos e estágios aos egressos de medicina provenientes de Cabo Verde, na África. O IMIP é uma instituição pernambucana de reconhecida excelência nos campos do ensino, pesquisa, extensão e assistência.
 
Essa oportunidade de aprendizado e intercâmbio é resultado de um convênio entre o CFM e a Ordem dos Médicos de Cabo Verde. Trata-se ainda de uma das várias iniciativas da instituição, que se consolidou como hospital de referência para aprendizado de estrangeiros. A origem dos seus acadêmicos e pós-graduandos abrange – além de Cabo Verde – países como Argentina, Chile, Costa Rica, Eslováquia, Grécia e Suécia, entre outros.
 
“É um pequeno retorno que nós, brasileiros, damos pela imensa dívida que temos com a África e principalmente os países lusófonos”, disse o presidente do IMIP, Gilliatt Falbo, ao receber o ofício de reconhecimento. Atualmente, médicos cabo-verdianos podem realizar no IMIP treinamentos em ortopedia, cirurgia geral, endoscopia e medicina fetal.
 
Validade do título – O IMIP reforça que os títulos provenientes desses cursos não têm validade para médicos estrangeiros exercerem a medicina nem a especialidade no Brasil. As regras para estágios de médicos estrangeiros são regulamentadas pelo CFM (Resolução nº 1.832/2008) e determinam que “no certificado de conclusão do curso deverá constar (...) que o mesmo não é válido para atuação pro­fissional em território brasileiro”. No entanto, os títulos podem ser validados, e esses profissionais estrangeiros podem ser especialistas nos seus países de origem. O certi­ficado discrimina a carga horária e o conteúdo abordado.
 
Coordenador da pós-graduação do IMIP, Eduardo Jorge da Fonseca conta que o instituto sempre manteve contato com países africanos de língua portuguesa e recebe tradicionalmente médicos de Angola e Moçambique, por exemplo, para estágios em regime de residência. “Alguns, além de estágio, ­ fizeram mestrado. Em relação a Cabo Verde, recebemos a primeira turma em março de 2014. Recentemente, o convênio foi renovado, e receberemos outro grupo em março. É uma troca de saberes.”
 
SUS financia intercâmbio   Os programas de intercâmbio do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), que são geridos com recursos provenientes integralmente do Sistema Único de Saúde (SUS), visam integrar os estrangeiros à realidade da medicina praticada na instituição de excelência reconhecida. De acordo com o diretor de Ensino do IMIP, o pediatra João Guilherme Alves, o recebimento de alunos de outros países ocorre há mais de três décadas.
 
Para o programa de pós-graduação (mestrado e doutorado), o IMIP, desde 2003, reserva duas vagas anualmente para alunos de países africanos de língua portuguesa, sem nenhum ônus. “O país com o maior número de formandos foi Angola. Cabo Verde não conta com escolas médicas, e a maioria de seus médicos são formados em Portugal. O IMIP ofereceu todo o apoio, ao seu alcance, para a instalação de uma escola médica em Cabo Verde, e esse processo, com intermediação do CFM, se encontra em curso”, relata.
 
Mario Sena, médico cabo-verdiano que viveu a experiência de treinamento no IMIP, exalta a oportunidade e agradece a professores, colegas e amigos: “Podem estar seguros de que quem vos agradece sou eu, mais em mim está meio milhão de pessoas que irão me receber, acolher e irei ajudar, porque ajudaram Cabo Verde a formar mais um ortopedista”, disse.
 
Eduardo da Fonseca confirma a intensidade da experiência. “São pessoas muito dedicadas ao aprendizado e comprometidas. Tenho certeza que farão toda a diferença quando retornarem.”

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30