Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CFM apoia recomendação do MPF para suspender L-asparaginase chinesa Imprimir E-mail
Qua, 14 de Junho de 2017 17:55

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) publicaram, nesta quarta-feira (14), uma nota pública na qual manifestam total apoio à decisão do Ministério Público Federal (MPF) de recomendar ao Ministério da Saúde (MS) a suspensão da compra e distribuição, na rede pública, do medicamento LeugiNase, produzido pela empresa chinesa Beijing.

A substância estava sendo utilizada desde 2017 no tratamento de Leucemia Linfoide Aguda (LLA), câncer que acomete principalmente crianças e adolescentes, após decisão do MS que permitiu a importação em caráter emergencial do produto.

A posição do MPF ocorre em resposta a suspeitas de falta de segurança e de eficácia do medicamento chinês e indica, ainda, que o ministério deve retomar, em regime de urgência, a aquisição do medicamento Aginasa, produzido pelos laboratórios Kywoa Hakko/Medac (japonês e alemão), já distribuído no país e sem ressalvas entre a comunidade médica.

"A recomendação contribuirá para evitar que esses jovens pacientes sejam expostos, desnecessariamente, a situações de risco de morte e os ajudará em sua jornada em busca da cura", afirmam as entidades médicas, no texto.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DO CFM E DA AMB

CONFIRA A ÍNTEGRA DA RECOMENDAÇÃO DO MPF

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br

FECHAR X