Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CFM conclama médicos a participarem da política brasileira Imprimir E-mail
Sex, 28 de Abril de 2017 19:03

Ação nacional em defesa da Medicina e da saúde no Brasil foi o tema do simpósio

 

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, participou, nesta quinta-feira (28), de um simpósio sobre "Ação nacional em defesa da Medicina e da saúde no Brasil", durante o IV Congresso Brasiliense de Medicina do Trabalho, em Brasília (DF). Também participaram dessa sessão o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS); o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso; e o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, Carlos Fernando da Silva.

O tema predominante foi a importância da atividade política como meio para a categoria ser ouvida e conseguir proteger a Medicina e a sociedade. Mandetta falou sobre como formatar o corpo de presença política dentro do Congresso Nacional com esta finalidade e apresentou ao público os trabalhos da Frente Parlamentar da Medicina, formada por deputados e senadores e aprovada em agosto de 2016. Para o parlamentar, a Frente será um instrumento "para a categoria se organizar de forma objetiva e consistente".

O presidente do CFM, Carlos Vital, fez uma retrospectiva das conquistas políticas na área da saúde desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, que recepcionou o anseio da população por saúde ao declarar que "a saúde é direito de todos e dever do Estado".

O presidente da autarquia também comentou sobre a importância da atuação política da classe médica, ressaltando que as autarquias não podem ter posição político-partidária, mas que têm o dever de estimular os médicos a participarem do cenário político-social do País. Ele ressaltou, no entanto, que "a defesa dos interesses da classe médica jamais poderá colidir com os interesses do cidadão, do paciente. Não há que se falar em benefício da classe médica em detrimento da sociedade. É um binômio indissociável e é nesse sentido que a Frente vai reivindicar os legítimos direitos dos médicos brasileiros".

Homenagem – Na abertura oficial do congresso, Carlos Vital, que é Médico do Trabalho, recebeu uma homenagem por sua atuação de elevado padrão ético e pela defesa da Medicina e da saúde dos trabalhadores.

Para a conselheira Rosylane Rocha, que também é Médica do Trabalho e integra a comissão organizadora do evento, esse congresso é muito importante para a especialidade pois trouxe ao debate os principais temas da prática clínica diária. Ainda ressalta que "o Médico do Trabalho é, na maioria das vezes, o único acesso à assistência para os quase 60 milhões de trabalhadores; o que faz desse profissional um importante ator nas políticas de prevenção e promoção à saúde".

O IV Congresso Brasiliense de Medicina do Trabalho acontece de 27 a 29 de abril de 2017 na Associação Médica de Brasília (AMBr). Saiba mais em: http://www.abramt.org.br/

Veja a programação em: https://goo.gl/3xBSqQ 

Acesse a galeria de imagens aqui.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30