Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Anamt promove Seminário Sul Brasileiro a partir de 4 de maio, em Gramado (RS) Imprimir E-mail
Sex, 28 de Abril de 2017 13:47
xviii congresso sulbrasileiro anamt

Evento reunirá especialistas em Saúde do Trabalho e terá participação da filósofa Viviane Mosé e da Juíza do Trabalho Valéria Rocha; inscrições ainda estão abertas


 De 4 a 6 de maio, Médicos do Trabalho e demais profissionais de saúde do trabalhador se encontram no 18º Seminário Sul Brasileiro da Anamt. O evento acontece no Wish Serrano Resort e Convention, em Gramado (RS) e traz como temática principal “Desafios atuais da Medicina do Trabalho – Competências requeridas para a gestão das complexidades, incertezas e adversidades”. As inscrições ainda podem ser feitas no site seminariosanamt.com.br/18sulbrasileiro.
 
Num momento de profundas discussões sobre moral na sociedade, a ética na prática da Medicina do Trabalho será um dos destaques do Seminário. O tema será debatido na conferência de abertura ”Vivendo hoje: Ética, cidadania e moral”, apresentada pela filósofa, psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, em uma oportunidade única de reflexão sobre papel social da categoria e a necessidade de autonomia da profissão.
 
Além disso, a ética será discutida na mesa redonda “Informações de Saúde e o exercício da Medicina do Trabalho: usos, confidencialidade, aspectos éticos e segurança”. Apresentada por René Mendes e Paulo Rebello, o painel irá abordar a prática do sigilo médico e a relação de confiança que precisa ser construída e preservada entre médicos do trabalho e trabalhadores.
 
Durante o evento, a diversidade no ambiente de trabalho, suas oportunidades e desafios para a inclusão serão explorados por Reinaldo Bulgarelli – professor convidado da USP, Unicamp e FGV, e especialista em promoção da diversidade em ambientes corporativos. Pessoas de diferentes orientações sexuais precisam se sentir acolhidas e devidamente integradas em um espaço de trabalho que não deve tolerar nenhuma forma de discriminação. Oferecendo tratamento respeitoso e igualdade de oportunidades, conquista-se um ambiente mais plural e culturalmente enriquecedor e, com isso, toda a equipe só tem a progredir.
 
O Programa Trabalho Seguro, realizado pela Anamt em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho, também ganhará espaço em mesa redonda ministrada pela Dra. Valéria Rocha, Titular da 13ª Vara do trabalho de Curitiba (PR) e Gestora do Programa Trabalho Seguro no Paraná. Ela irá compartilhar os avanços do Programa na região e abordar a importância da cultura de prevenção e promoção da saúde nas empresas.  Por meio de iniciativas como o Trabalho Seguro, a atenção do Médico do Trabalho não se volta apenas à proteção de acidentes, mas também à prevenção e proteção de doenças relacionadas ao trabalho.

Além disso, no dia 4 de maio, antes da abertura oficial do evento, cinco cursos pré-seminário serão ministrados. O primeiro será “Atualização em Otorrinolaringologia aplicada à Medicina do Trabalho”, focado na saúde de funcionários expostos a ruídos e também em profissionais que usam a voz em suas jornadas – como, por exemplo, os professores. O curso “Transtornos Mentais e de Comportamento relacionados ao trabalho” irá abordar a parte conceitual dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho com a finalidade de fornecer mais instrumentos de avaliação do perfil dos trabalhadores. O curso “Abordagem técnica do Médico do Trabalho frente às demandas judiciais trabalhistas” dará mais embasamento legal e processual das ações jurídicas trabalhistas. O curso “Doenças Osteomusculares relacionadas ao trabalho” irá aprofundar o conhecimento destas doenças na prática da Medicina do Trabalho, possibilitando melhorar as avaliações e os fatores contributivos, e desenvolver medidas de prevenção. O quinto curso, voltado para a prática acadêmica, será “Pesquisa aplicada à prática da Medicina do Trabalho”.
 
Para a Presidente da Anamt, Marcia Bandini, o 18º Seminário Sul Brasileiro é uma chance de promover a integração da classe e sua atualização profissional: “Nos seminários regionais, a Anamt se aproxima ainda mais dos profissionais de cada área do país por meio de discussões relevantes e de alto nível técnico. Neste 18º Seminário Sul Brasileiro, propomos temas pertinentes ao momento que a Medicina do Trabalho e da Saúde do Trabalhador passam no país, como integração e diversidade no ambiente de trabalho”.
 

Serviço
18º Seminário Sul Brasileiro da Anamt
Data: de 04 a 06 de maio de 2017
Local: Wish Serrano Resort e Convention
Programação científica completa e inscrições no site  http://seminariosanamt.com.br/18sulbrasileiro


Fonte: Anamt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30