Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Comissão Nacional analisa aspectos éticos, técnicos e legais de propostas Imprimir E-mail
Qui, 20 de Abril de 2017 14:09

A revisão do Código de Ética Médica aproxima-se da etapa final de análise das propostas de alteração. Reunida em Brasília no último dia 19, a Comissão Nacional do Conselho Federal de Medicina (CFM) pautou para debate mais de 90 sugestões encaminhadas por médicos e movimentos organizados da sociedade civil de todo o país.

Dentre os temas analisados nessa reunião estão: cuidados paliativos, autonomia do paciente e casos passíveis de restrição, saúde indígena e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, por exemplo. Coordenada pelo presidente do CFM, Carlos Vital, a Comissão Nacional considerou, além de aspectos éticos e técnicos, também jurídicos e legais a fim de garantir eficácia e aplicabilidade ao novo Código.

Participação - De 1º de junho de 2016 a 31 de março deste ano, 1408 propostas de inclusão, alteração ou exclusão de texto foram enviadas através do site desenvolvido pelo Conselho Federal para propiciar ampla e qualificada participação.

Em novembro, o CFM promoverá nova etapa através da realização da II Conferência Nacional de Ética Médica (II CONEM) com o objetivo de deliberar sobre as propostas aprovadas pela Comissão Nacional. O Código de Ética Médica atual está em vigor desde 13 de abril de 2010.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br

FECHAR X