Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Belém sedia debates polêmicos no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2013 Imprimir E-mail
Qua, 06 de Março de 2013 09:33

Questões relacionadas ao aborto, à avaliação de egressos e às urgências e emergências serão abordadas

Temas de interesse da categoria médica e da sociedade brasileira começam a ser discutidos hoje no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, que acontece de 6 a 8 de março em Belém (PA). 

Da mesa de abertura do evento, nesta quarta-feira (6), participaram o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila; a presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (CRM-PA), Maria de Fátima Guimarães Couceiro; o secretário municipal de Saúde de Belém, Joaquim Pereira Ramos; o secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Helio Franco; o presidente da Ordem dos Médicos de Portugal, José Manuel Silva; e o presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM), José Leite Saraiva. 

Até a sexta-feira, juntos, representantes do plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos 27 conselhos regionais (CRMs) se aprofundarão em diferentes questões, algumas delas polêmicas. 

A presidente do CRM local (CRM-PA), Fátima Couceiro, destaca a importância dessas atividades para o sistema conselhal. “É uma oportunidade de compartilharmos nossas dificuldades e, de forma conjunta, buscarmos caminhos e respostas para o movimento médico brasileiro. Nosso CRM está orgulhoso em acolher tantos conselheiros engajados com a defesa da assistência e preocupados com o bom exercício da profissão”, acentuou. 

Um dos destaques da programação nesta quarta-feira é a mesaredonda “Aborto e desigualdade social”. Coordenada pelo presidente do CFM, Roberto d’Avila, contará com a participação da professora Débora Diniz, da Universidade de Brasília (UnB). Além dela, contribuirão o professor Christian de Paul de Barchifontaine, reitor do Centro Universitário São Camilo; o promotor de Justiça Diaulas da Costa Ribeiro e o secretário-geral do CFM, Henrique Batista e Silva, coordenador do grupo técnico criado para avaliar o tema. 

Também constam na pauta conferências abordando – na quinta-feira – o diagnóstico e os desafios da assistência nas urgências e emergências dos hospitais (coordenada pelo 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, com participação de Armando de Negri Filho, coordenador- geral da Rede Brasileira de Cooperação em Emergência) e diretoria clínica e diretoria técnica (a escolha dos representantes do corpo clínico em hospitais públicos e privados, coordenada pelo 1º secretário, Desiré Carlos Callegari). 

Na sexta-feira, os participantes discutem a avaliação do egresso das escolas médicas, sob coordenação do presidente Roberto d’Avila. Deste debate, participam também Renato Azevedo (presidente do Cremesp) e o deputado federal Eleuses Paiva (PSD-SP).

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br