Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Projeto Gesiti pretende criar base de dados em gestão hospitalar Imprimir E-mail
Qui, 20 de Outubro de 2011 10:38

O projeto de pesquisa Avaliação da Gestão em Sistemas e Tecnologias de Informação em Hospitais (Gesiti Hospitalar) é coordenado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCT-Campinas-SP) e tem como objetivo mapear a gestão de sistemas e tecnologias da informação em hospitais, visando identificar suas necessidades e demandas, prospectar desdobramentos, realizar publicações e, principalmente, gerar um relatório de pesquisa integrado (RPI) com foco em um report research roadmap (RRR).

O RPI/RRR deve ser utilizado como suporte às tomadas de decisão pelo gestor público ou privado interessado no tema. Atualmente, a pesquisa está sendo conduzida por dezenas de universidades brasileiras e estrangeiras, e a meta é envolver cem universidades do Brasil. Um importante resultado inicial desse trabalho de pesquisa, que utiliza a Metodologia Interpretativa (ou Introspectiva), será a geração, no Brasil, de uma base de dados inédita relativa à gestão hospitalar, e a partir da qual várias importantes informações serão extraídas, sendo possível tanto uma tomada de decisão local (por exemplo, na região de Campinas) como uma tomada de decisão integrada (abrangendo todo o Brasil).

Desse modo, o principal objetivo do projeto é a elaboração do RPI/RRR para sua utilização como suporte na tomada de decisão nacional, integrada e abrangente, em que análises comparativas nacionais e internacionais estarão contextualizadas a partir da integração dos resultados locais. Com esse RPI/RRR serão apresentados subsídios confiáveis para um melhor gerenciamento de questões de interesse dos gestores, objetivando uma melhor eficiência e eficácia da gestão hospitalar, pública ou privada.

Embora não seja abordado de forma direta, o resultado final decorrente da pesquisa é uma melhoria significativa no processo de gestão e tomada de decisões, refletindo-se em pessoas mais satisfeitas com o atendimento e a gestão hospitalar. Para saber mais detalhes a respeito do projeto, clique aqui ou envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , aos cuidados de Antonio Balloni, gestor do projeto.

Para participar é preciso ser pesquisador de universidade, centro ou instituto de pesquisas, ou professor universitário interessado. Participe e integre esse processo recebendo questionário do Projeto Gesiti.

Fonte: Fiocruz


 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br