Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Entidades médicas aprovam o “Manifiesto por la Colegiación Universal de los Médicos” Imprimir E-mail
Ter, 28 de Junho de 2011 18:45

Entidades participantes do IV Encontro do Fórum Iberoamericano de Entidades Médicas, realizado em Córdoba (Espanha), de 1º a 3 de junho, revisaram e renovaram seus compromissos com a sociedade, os cidadãos e também com a profissão e a formação, no que diz respeito à migração médica, programas de proteção social para os médicos e atendimento integral para o médico doente.

No decorrer desta reunião foi aprovado, no dia 3 de junho, por unanimidade, o “Manifiesto FIEM 2011 por la Colegiación Universal de los Médicos”.

O documento defende que se promova e reforce a saúde pública, bem como o uso socialmente responsável dos recursos destinados a ela. Nesse sentido, a defesa das organizações profissionais de médicos e promoção destas em países com dificuldades é essencial.

Outro tema de destaque foi a necessidade de se fortalecer as redes de organizações médicas ligadas ao Fórum, incluindo a comunicação eficaz e o intercâmbio de informações. A rede ajudará na regulação da migração de médicos e na avaliação das conseqüências deste fenômeno nos países de origem e de acolhimento.

Um dos passos para o controle migratório seria um registo de instituições acadêmicas e escolas de formação médica nos diferentes países que integram o FIEM.

Os parcitipantes avaliaram que as baixas laborais, incapacitações e inabilitações profissionais dos médicos, relacionadas a distúbios psíquicos ou dependência de substâncias tóxicas têm, na maioria dos casos, um tratamento eficaz através de programas de atenção integral ao médico, como o programa que está sendo implantado na Espanha e pode ser exportado para outros países do FIEM. Nesse sentido, foi sugerido um estudo com o objetivo de fazer um diagnóstico real da saúde dos médicos no contexto geral dos países do FIEM.

Será criado um Comitê, que atue de forma estável e duradoura no intervalo entre os encontros do Fórum para cuidar ininterruptamente destes assuntos.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30