Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Diretoria Imprimir E-mail
vital dir
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima
Presidente
Pernambuco
 
 
 
 É clínico geral e pós-graduado em Medicina Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Presidiu o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) de 2005 a 2008. É membro da Academia Pernambucana de Medicina, sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Bioética (Regional Pernambuco) e da Sociedade Brasileira de Direito Médico. No CFM, contribuiu com as discussões no âmbito das Comissões de Recadastramento, de Revisão Eleitoral e de Revisão do Código de Ética Médica, como representante do Nordeste. Foi 1º vice-presidente do CFM, entre 2009 e 2014, com a responsabilidade de coordenar o Departamento de Comissões e Câmaras Técnicas. No período, teve atuação destacada em áreas ligadas ao Direito Médico, Urgências e Emergência e Ensino Médico, entre outras. É natural do Recife (PE), onde nasceu em 1950.

mauro ms dir
Mauro Luiz de Britto Ribeiro
1º vice-presidente
 
Mato Grosso do Sul
 
 
 
 Formado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ), em 1984, fez residência em Cirurgia Geral no Hospital Souza Aguiar (RJ), entre 1985 e 1987. Cursou pós-graduação no Hospital Monte Sinai, em Nova Iorque (EUA), de 1988 a 1990. É professor da Faculdade de Medicina Uniderp e preceptor da residência médica em Cirurgia Geral na Santa Casa de Campo Grande (MS), estabelecimento do qual foi diretor clínico (2001-2003) e onde atualmente integra as equipes de pronto-socorro e do serviço de cirurgia geral. Também é médico concursado da Prefeitura de Campo Grande e foi coordenador do Samu dessa cidade (2008 e 2011). Já foi presidente do Conselho Regional de Medicina do estado (CRM-MS), de 2005 a 2007, e conselheiro federal efetivo na gestão 2009-2014, quando coordenou a Câmara Técnica de Urgência e Emergência e representou a entidade na Comissão Nacional de Residência Médica. É natural de São Paulo (SP), onde nasceu em 1959.

jece dir
Jecé Freitas Brandão
2º vice-presidente
 
Bahia
 
 
 
 Graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1975, e mestre em Medicina Interna pela Universidade de São Paulo (USP), em 1978. Nasceu em 1951, em Jacobina (BA). É professor assistente de Clínica Médica e convidado de Terapêutica Clínica, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Foi vice-presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (1996-1998). Entre outros cargos que ocupou estão as Presidências das Sociedades de Gastroenterologia da Bahia e Brasileira de Endoscopia Digestiva – Capítulo da Bahia. É membro titular da Academia de Medicina da Bahia (2013). Integra o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) há várias gestões (1993-1998, 1998-2003, 2003-2008, 2008-2013, 2013-2018), onde já assumiu os cargos de presidente (2001-2006) e tesoureiro. Está no CFM desde a gestão 2009-2014.

emmanuel dir
 
Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti
3º vice-presidente
Alagoas
 
 
 
Milita em defesa da medicina desde a época de acadêmico. Após sua graduação, em 1977, na Escola de Ciências Médicas de Alagoas, fortaleceu ainda mais a missão. Combativo, nunca se desligou dos interesses históricos defendidos pela categoria. Foi um dos principais articuladores da luta pelo ato privativo do médico, ainda em 2002. O engajamento no Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas (Cremal) já atravessa mais de uma década. Somente como presidente, foram três mandatos. No CFM, na gestão 2009-2014, quando ocupou a 3ª Vice-Presidência, foi responsável por importantes ações na área de fiscalização e regulamentação da divulgação de assuntos médicos. Também teve atuação destacada à frente das Câmaras Técnicas de Medicina do Esporte e de Psiquiatria. Polivalente, também é apaixonado pela música popular brasileira e tem como hobby cantar na Seresta da Pitanguinha, grupo que fundou com amigos e a família.

henrique dir

 

Henrique Batista e Silva
Secretário-geral
Sergipe 
 
 
 
 
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1970, concluiu mestrado em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1976. Lecionou Cardiologia, Clínica Médica e História da Medicina. Entre seus cargos, foi presidente da Sociedade Médica de Sergipe (1999-2002), diretor do Hospital Universitário do estado e presidente do Conselho Diretor da UFS. Desde 2004, tem representado Sergipe junto ao CFM. De 2006 a 2009, foi 1º secretário da entidade. Na gestão 2009-2014, assumiu a Secretaria-Geral da entidade, além de ter participado de várias câmaras técnicas e comissões, entre elas a que acompanha o ensino médico no país. Nasceu em Aracaju (SE), em 1943.
 

 


hermann dir
Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen
1º Secretário
 
Minas Gerais
 
 
 
 Formou-se na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emercam), em 1974. É especialista em Medicina Interna e Terapia Intensiva e fez residência na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (1975-1976). Atualmente, é membro do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e da Cooperativa dos Médicos da Santa Casa de Misericórdia (Santacoop), da qual já foi presidente. No movimento médico, já foi presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG). No CFM, foi conselheiro efetivo na gestão 2009-2014. Também esteve no comando da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva. Entre suas áreas de interesse estão o Sistema Único de Saúde (SUS), o cooperativismo e os temas relativos à urgência e emergência e terapia intensiva. Nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1947.
 

sidneirj dir
Sidnei Ferreira
2º Secretário
 
Rio de Janeiro 
 
Concluiu graduação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1977. Fez pós-graduação em Pediatria e em Pneumologia Pediátrica, ambas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui mestrado em Medicina (1992) e doutorado em Pediatria (2012), cursados também na UFRJ. Tem título de especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP-AMB) e área de atuação em Pneumologia Pediátrica pela SBP e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). É professor das Universidades Federal do Rio de Janeiro e Estácio de Sá, nas cadeiras de Pediatria e Pneumologia Pediátrica, e presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), no mandato 2013-2015. Integra a Diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Comitê Científico de Doenças Respiratórias da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj). Natural da capital fluminense (1947).
 

hiran dir
José Hiran da Silva Gallo
Tesoureiro
 
Rondônia 
 

Formado em medicina no ano de 1.979, pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará, especializado em Ginecologia e Obstetrícia, pós-Graduado Latu Sensu MBA em Gestão Empresarial de Cooperativas (FGV) e doutor em Bioética pela Universidade do Porto/Portugal. É membro honorário da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM), da Academia Rondoniense de Medicina, da Sociedade Estadual e Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), reside em Rondônia e participa ativamente das questões políticas e sociais do Estado. Em Porto Velho, o médico foi chefe do serviço de Tocoginecologia e Diretor do Hospital Ary Pinheiro, Presidente do Sindicado dos Hospitais, Presidente do Cremero, Conselheiro do Conselho Estadual de Saúde, dentre outros. Além de diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina, é coordenador de várias comissões, tais como, Comissão Nacional de Cooperativismo, Médico Jovem, Parto Normal e Reprodução Assistida.
 

dalvelio dir
Dalvélio de Paiva Madruga
2º Tesoureiro
 
Paraíba 
 
Formou-se na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fez residência em Cirurgia Geral no Hospital de Base do Distrito Federal. Especialista em Administração Hospitalar. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina de seu estado. Na Diretoria do CFM, ocupa a vaga de 2º Tesoureiro. Integra as Comissões de Assuntos Políticos - CFM/AMB, de Ensino Médico (graduação  pós-graduação - residência médica - educação continuada), Mista de Especialidades (CFM/AMB/CNRM), e a de elaboração de critérios para reconhecimento científico de novos procedimentos em medicina,  além de representar o Conselho na  Comissão de Estudo Especial de Resíduos de Serviços de Saúde (ABNT/CEE-129).
 

vinagre dir
José Fernando Maia Vinagre
Corregedor
 
Mato Grosso 
 
Pediatra. Formou-se na Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ), em 1975. Em Mato Grosso, foi presidente da Sociedade de Pediatria e do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), de 1998 a 2001. Também é fundador da Academia de Medicina do estado. Em 2004, passou a fazer parte do CFM, onde já foi o corregedor-adjunto (2006-2009). Participou da comissão que revisou o Código de Ética Médica, entre outras atividades realizadas. É o corregedor do CFM e coordenador da Comissão Nacional do Parto Normal, que tem agido ativamente na discussão de temas relacionados ao assunto.
 

murad dir Celso Murad
Vice-corregedor
Espírito Santo
 
Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1966, fez residência em Pediatria no Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz, concluída em 1967. É médico aposentado do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Presidiu o Conselho  Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), entre 1988 e 1990; o Sindicato dos Médicos (1980-1981); a Associação Médica (1981-1985); e ainda a Sociedade Espiritossantense de Pediatria (1973-1976). No CFM, Celso Murad foi conselheiro federal efetivo na gestão 2009-2014,  quando coordenou os trabalhos da Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade. Entre seus temas de interesse, estão os debates relacionados à saúde suplementar, ao cooperativismo médico e à bioética. É natural de Vitória (ES), onde nasceu em 1942. 

 

 


 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br