CFM - Conselho Federal de Medicina | CRMs - Conselho Regional de Medicina

Resolução cfm 2.143/2016

APROVA A EMBOLIZAÇÃO DAS ARTÉRIAS DA PRÓSTATA
PARA O TRATAMENTO DE PACIENTES COM HIPERPLASIA
PROSTÁTICA BENIGNA

ANEXOS

ANEXOS
Anexo I: Protocolo de Embolização de Próstata (EAP)Anexo I: Protocolo de Embolização de Próstata (EAP)

Protocolo visa avaliar a viabilidade técnica e a segurança da EAP e a eficácia (aplicabilidade clínica) da EAP com relação aos sintomas urinários, à qualidade de vida dos pacientes e ao volume prostático. Traz critérios de seleção dos pacientes, protocolo técnico e protocolo de seguimento.

Anexo II: Cadastro de Instituições e Médicos no CFM para Embolização de Próstata e Acompanhamento de Pacientes

Neste cadastro serão colhidos dados da instituição e serviço de radiologia intervencionista, dos médicos radiologistas intervencionistas credenciados no serviço para o procedimento de embolização de próstata, além de dados do paciente, do procedimento e do acompanhamento pós-procedimento.

Anexo III: Modelo de Termo de Consentimento Informado Livre e Esclarecido (TCLE padronizado)

Traz um modelo de documento para orientar o paciente, fornecendo-lhe informações importantes sobre o procedimento/intervenção indicado pelo médico (embolização das artérias da próstata) e os possíveis riscos associados a este procedimento.

Anexo IV: Pré-requisitos mínimos necessários para realização de embolização das artérias prostáticas

Documento da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista (Sobrice) que define os pré-requisitos mínimos necessários para os hospitais ou unidades de assistência, a equipe médica responsável, a indicação e a execução do procedimento de embolização das artérias da próstata.

Anexo V: Escore Internacional de Sintomas Prostáticos (IPSS – International Prostatic Symptom Score) e Qualidade de vida (QoL)

O questionário analisa os sintomas relacionados ao trato urinário inferior (LUTS), tem sete questões e as respostas são quantificadas de 0 a 5. Os escores são usados para planejar e acompanhar o tratamento. O anexo inclui ainda o Índice Internacional de Função Erétil (IIEF), um questionário utilizado para avaliar a função sexual.